EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h37.
Após suspender por tempo indeterminado os os deputados João Fontes (SE) e Luciana Genro (RS) por terem divulgado uma gravação de 1987 com opiniões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva naquela época, o presidente nacional do PT, José Genoino, avaliou que os dissidentes estão abrindo mão da disputa de idéias no partido. Para ele, a divulgação da fita nada mais é do que uma disputa selvagem que não contribui para os debates sobre as reformas. "Eles estão prejudicando muito esse debate sobre as reformas. Em vez de discutirem propostas, eles insistem em uma disputa selvagem", afirmou Genoino. Fontes e Genro foram afastados de suas atividades nas comissões da Câmara, após reunião da bancada do PT, no final da noite de quarta-feira (21/5).
Os deputados divulgaram uma fita grava em 1987, quando o então deputado federal Lula apresentava propostas do PT para a reforma da Constituição. Na fita, Lula fazia críticas ao então presidente José Sarney e a propostas sobre a Previdência. Na fita, Lula chama indiretamente o então presidente Sarney de "grande ladrão". "Os deputados que fizeram esse ataque a Lula e ao partido, em vez de fazerem uma disputa de idéias, preferem uma disputa de ataques", disse Genoino, que considerou inaceitável a divulgação da fita. Fontes entregou a fita à reportagem da Folha de S.Paulo.
Foram 57 votos a favor pela suspensão por tempo indeterminado dos dois deputados, oito pela suspensão apenas de Fontes e advertência para Luciana Genro, e duas abstenções. O deputado João fontes disse que não iria votar na proposta do governo sobre a reforma da Previdência e que tinha parecer jurídico contra a taxação dos inativos. O caso da divulgação da fita deverá ser levado para a Comissão de Ética do PT.
Toda a crise do PT aconteceu um dia antes da apresentação do programa do partido na TV, que será exibido nesta quinta-feira (22/5), onde Lula fará o balanço das posições do partido. Lula fará um discurso de cerca de três minutos em cadeia nacional de televisão e rádio. O programa do PT vai durar 20 minutos e vai ao ar no rádio às 20 h e na televisão às 20h30.
O vice
Lula teria pedido também a seu vice, José Alencar, que parasse de criticar a manutenção do juro alto. Esse pedido teria sido feito pelo ministro da Fazenda, Antônio Palocci, que considera que Alencar estaria passando dos limites. De qualquer forma, a manutenção do juro alto é recessiva, mas mostra uma grande vitória do PT em cima do partido, dos aliados, além de fortalecer Palocci e Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, cuja autonomia tem sido questionada.