Economia

Produtividade precisa aumentar para crescer, diz Mantega

Ministro da Fazenda aproveitou uma audiência sobre mudanças no ICMS para enfatizar a necessidade do aumento de produtividade para garantir o crescimento da economia


	O ministro da Fazenda, Guido Mantega: "é imperativo haver aumento da competitividade e da produtividade", disse 
 (José Cruz/ABr)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: "é imperativo haver aumento da competitividade e da produtividade", disse  (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2013 às 12h44.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, aproveitou uma audiência no Senado sobre mudanças no ICMS para enfatizar a necessidade do aumento de produtividade para garantir o crescimento da economia brasileira, ao mesmo tempo em que voltou a defender que a inflação no país está sob controle.

"É imperativo haver aumento da competitividade e da produtividade... e os países estão reduzindo os custos e estamos fazendo redução de custos onde pode fazer", disse Mantega na Comissão de Assuntos Econômicos (Cae) do Senado.

"Não há alternativa, senão o país ficará para trás na concorrência internacional", acrescentou.

Para Mantega, ao reduzir o juro básico e fazer desonerações, o governo está dando sua contribuição, mas é preciso ir além e reformar os principais tributos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em sua apresentação inicial, Mantega voltou a dizer que os fundamentos da economia brasileira são sólidos, de que a inflação está sob controle e que o governo seguirá trabalhando para que ela "não venha a atrapalhar o consumo e o crescimento do país e traga alguma intranquilidade".

A inflação oficial do país, medida pelo IPCA, fechou fevereiro a 6,31 por cento em 12 meses, muito próximo do teto da meta de 6,5 por cento. Com isso, o mercado acredita que a Selic posa ser elevada neste ano.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiragestao-de-negociosGuido MantegaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosprodutividade-no-trabalho

Mais de Economia

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025