Economia

Produção industrial da zona do euro cai inesperadamente

Produção industrial nos 17 países de moeda única recuou 1,1% na comparação mensal, a maior queda mensal desde setembro do ano passado


	Industria: recuperação econômica da economia de 9,5 trilhões de euros quase chegou a ser interrompida no terceiro trimestre
 (Andrey Rudakov/Bloomberg)

Industria: recuperação econômica da economia de 9,5 trilhões de euros quase chegou a ser interrompida no terceiro trimestre (Andrey Rudakov/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 07h44.

Bruxelas - A produção industrial da zona do euro surpreendeu ao cair com força em outubro, em um novo alerta quanto à fragilidade da recuperação econômica do bloco.

A produção industrial nos 17 países de moeda única recuou 1,1 por cento na comparação mensal, a maior queda mensal desde setembro do ano passado, mostraram dados da agência de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat, nesta quinta-feira.

Analistas consultados pela Reuters esperavam aumento de 0,3 por cento depois de queda revisada de 0,2 por cento em setembro.

A recuperação econômica da economia de 9,5 trilhões de euros quase chegou a ser interrompida no terceiro trimestre e a perspectiva continua incerta por causa do desemprego em máxima em recorde, e da fraca confiança empresarial e do consumidor.

A queda mensal deveu-se a uma redução de 4,0 por cento na produção energética, que é altamente volátil; seguida de queda de 2,4 por cento na produção de bens duráveis, como automóveis e eletrônicos; e a produção de bens de capital caiu 1,3 por cento.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a produção industrial de outubro cresceu 0,2 por cento pelo segundo mês seguido.

Na Alemanha, a maior economia da Europa, a produção industrial caiu 1,2 por cento na base mensal, a maior queda desde julho, enquanto a produção na segunda maior economia da região --a França-- recuou 0,3 por cento na comparação mensal pelo segundo mês consecutivo.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaIndústrias em geralZona do Euro

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito