Economia

Produção industrial da zona do euro cai inesperadamente

Produção industrial nos 17 países de moeda única recuou 1,1% na comparação mensal, a maior queda mensal desde setembro do ano passado


	Industria: recuperação econômica da economia de 9,5 trilhões de euros quase chegou a ser interrompida no terceiro trimestre
 (Andrey Rudakov/Bloomberg)

Industria: recuperação econômica da economia de 9,5 trilhões de euros quase chegou a ser interrompida no terceiro trimestre (Andrey Rudakov/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 07h44.

Bruxelas - A produção industrial da zona do euro surpreendeu ao cair com força em outubro, em um novo alerta quanto à fragilidade da recuperação econômica do bloco.

A produção industrial nos 17 países de moeda única recuou 1,1 por cento na comparação mensal, a maior queda mensal desde setembro do ano passado, mostraram dados da agência de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat, nesta quinta-feira.

Analistas consultados pela Reuters esperavam aumento de 0,3 por cento depois de queda revisada de 0,2 por cento em setembro.

A recuperação econômica da economia de 9,5 trilhões de euros quase chegou a ser interrompida no terceiro trimestre e a perspectiva continua incerta por causa do desemprego em máxima em recorde, e da fraca confiança empresarial e do consumidor.

A queda mensal deveu-se a uma redução de 4,0 por cento na produção energética, que é altamente volátil; seguida de queda de 2,4 por cento na produção de bens duráveis, como automóveis e eletrônicos; e a produção de bens de capital caiu 1,3 por cento.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a produção industrial de outubro cresceu 0,2 por cento pelo segundo mês seguido.

Na Alemanha, a maior economia da Europa, a produção industrial caiu 1,2 por cento na base mensal, a maior queda desde julho, enquanto a produção na segunda maior economia da região --a França-- recuou 0,3 por cento na comparação mensal pelo segundo mês consecutivo.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaIndústrias em geralZona do Euro

Mais de Economia

Indústria nacional recua 0,6% em novembro e dá sinais de perda de dinamismo, avaliam economistas

Governo deve aumentar teto de juros consignado do INSS após alerta de bancos

Bastidores: Bancos esperam maior disposição de Galípolo para reduzir o compulsório da poupança

Poupança: saques superam os depósitos pelo 4º ano seguido e em 2024 saldo negativo é de R$ 15,5 bi