Economia

Produção industrial atinge menor nível desde 2010, diz CNI

A Sondagem Industrial apontou que o índice que indica a evolução da produção ficou em 38,3 pontos em dezembro


	Indústria: o índice que mede a evolução do número de empregados também mostrou queda no período
 (bugphai/ThinkStock)

Indústria: o índice que mede a evolução do número de empregados também mostrou queda no período (bugphai/ThinkStock)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2015 às 14h00.

Brasília - A produção industrial despencou na passagem de novembro para dezembro, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A Sondagem Industrial apontou que o índice que indica a evolução da produção ficou em 38,3 pontos, o menor nível da série histórica. Em novembro, estava em 45,4 pontos.

Isso significa que a queda da produção na passagem de novembro para dezembro foi a maior desde janeiro de 2010. "Embora a queda seja esperada pela sazonalidade do período, a intensidade do recuo chama atenção", aponta a CNI.

O índice que mede a evolução do número de empregados também mostrou queda no período, passando de 46,4 pontos em novembro para 44,2 pontos no mês passado. O índice varia de zero a cem.

Os números abaixo de 50 indicam redução da produção. A utilização da capacidade instalada (UCI) caiu de 73% para 68% no mesmo período.

A boa notícia ficou apenas na avaliação dos estoques, que tiveram ajustes no fim do ano. O índice de evolução dos estoques de produtos finais ficou em 47,5 pontos em dezembro.

Como está abaixo dos 50 pontos, significa que houve redução no nível dos estoques. Em novembro, o índice ficou exatamente em 50 pontos.

Sobre expectativas para os próximos seis meses, o indicador de demanda marcou 50,9 pontos e o de quantidade exportada, 50,2 pontos. Os dois ficaram acima dos 50 pontos, o que indica expectativa positiva.

Por outro lado, as perspectivas com relação a número de empregados (46,7 pontos) e compras de matérias-primas (49,6 pontos) ficaram abaixo dessa linha. Os dados foram coletados de 5 a 15 de janeiro, segundo a CNI.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da Indústria

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1