Plataforma de petróleo da Petrobras: a empresa extraiu 1,958 milhão de barris de petróleo diários, em média, no mês de dezembro do ano passado (Divulgação/Petrobras)
Da Redação
Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 16h13.
Rio de Janeiro - A produção de petróleo no Brasil no mês de dezembro somou 2,105 milhões de barris diários (bpd) em média, volume 4,9 por cento menor que no mesmo período de 2011, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgados nesta segunda-feira.
Em comparação com a produção de novembro de 2012, houve um aumento no mês de dezembro de 2,9 por cento.
A Petrobras, responsável por 94 por cento de toda a produção nacional, extraiu em média 1,958 milhão de barris diários no mês de dezembro nos campos onde é operadora, segundo a ANP.
A estatal ainda não divulgou sua produção de dezembro e do ano de 2012, onde enfrentou problemas de queda de volume extraído devido a paradas não programadas de suas plataformas e queda da produtividade da bacia de Campos.
A estatal espera fechar o ano com produção média perto de 2 milhões de barris por dia.
Os números da ANP e da Petrobras costumam apresentar pequenas diferenças por questões técnicas.
Depois da Petrobras, a segunda maior produtora de petróleo do país é a norueguesa Statoil, com produção de 73,5 mil barris diários em dezembro.
O campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo e o segundo maior produtor de gás natural, com uma produção média de 346,3 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia.
A produção de gás natural bateu recorde em dezembro pelo terceiro mês consecutivo, atingindo a marca de 76,2 milhões de metros cúbicos por dia, um aumento de 3,9 por cento em relação ao mês anterior.
Em comparação com dezembro de 2011 o crescimento foi de 6,8 por cento.
O pré-sal também registrou novo recorde de produção, alcançando a marca de 292,5 mil barris de óleo equivalente/dia, o que representa um aumento de 7,5 por cento em relação a novembro.