Economia

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

No total, foram 163.960 unidades fabricadas; é o melhor resultado desde 2012, diz associação responsável pelo setor

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 12h21.

Tudo sobreMotos
Saiba mais

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou, em agosto, 163.960 unidades fabricadas, sendo o melhor desempenho para o mês desde 2012, e uma quantidade 11,4% maior que a anotada em julho. No ano, a produção atinge 1.179.161 motocicletas, 12,1% acima do registrado em igual período de 2023.

A produção de bicicletas, também no polo industrial, totalizou 33.452 unidades em agosto, 17% acima da produção de julho.

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, 245.421 bicicletas saíram das linhas de montagem, embora esse número tenha sido 29,2% menor na comparação com igual período de 2023. As informações são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Em nota, a Abraciclo informa que o mercado para aquisição de motocicletas continua aquecido, principalmente modelos de baixa cilindrada que são mais econômicos; os preços são mais acessíveis tanto para a pessoa que compra sua primeira moto quanto para quem está trocando de modelo.

Em agosto, os emplacamentos somaram 163.929 unidades, 4,5% a mais do que em julho e 14,8% na comparação com agosto de 2023. Esse foi o melhor resultado para o mês nos últimos 13 anos. A média diária de vendas foi de 7.451 unidades, com destaque para as motocicletas de baixa cilindrada que detém 78,9% de participação no mercado.

Estiagem pode afetar produção?

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, disse que as fábricas do Polo Industrial de Manaus estão atentas aos efeitos da estiagem que afeta a região e o momento exige atenção dos produtores.

"As empresas estão tomando medidas preventivas para garantir o abastecimento das linhas de produção. Além disso, outras alternativas logísticas para o recebimento dos insumos e o transporte dos produtos estão sendo realizadas. A meta é minimizar eventuais impactos futuros por conta do baixo nível dos rios", explicou.

Acompanhe tudo sobre:MotosIndústriaBrasilManaus

Mais de Economia

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ

Governo avalia retorno do horário de verão por conta da seca, diz ministro de Minas e Energia

Governo aposta em três projetos que somam R$ 56 bilhões para destravar "investimentos verdes"

“A inflação preocupa um pouquinho, sobretudo em virtude do clima”, afirma Haddad