Economia

Produção da Opep sobe para maior nível de 2017, diz pesquisa

Segundo pesquisa da Reuters, a produção de petróleo da organização subiu 90 mil barris por dia (bpd) em julho

Petróleo: a maior alta na produção veio da Líbia (Edgar Su/File Photo/Reuters)

Petróleo: a maior alta na produção veio da Líbia (Edgar Su/File Photo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 31 de julho de 2017 às 13h27.

A produção de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) subiu 90 mil barris por dia (bpd) em julho, para o maior nível em 2017, segundo pesquisa da Reuters, guiada por uma recuperação na oferta da Líbia, um dos países isentos do acordo liderado pelo cartel para reduzir a produção.

Uma queda na oferta da Arábia Saudita e menores exportações de Angola ajudaram a aumentar o nível de adesão da Opep aos cortes de oferta prometidos, para 84 por cento.

Mas embora o número represente alta frente ao nível revisado de 77 por cento de cumprimento em junho, o desempenho nos dois meses caiu ante os níveis acima de 90 por cento vistos mais cedo no ano.

A maior alta na produção veio da Líbia. O Iraque também produziu mais, além de ter revistos para cima seus números de oferta de junho. A produção ainda subiu ligeiramente nos Emirados Árabes Unidos, no Gabão e no Equador, que disse que quer ampliar ainda mais sua oferta devido à falta de recursos.

Entre os países que reduziram a produção destacaram-se Angola e Arábia Saudita, embora o número do reino para junho tenha sido revisto, para pouco acima de sua meta.

Com o aumento na Líbia e na Nigéria, a produção da Opep em julho foi de em média 32,85 milhões de barris por dia, cerca de 1,1 milhão de bpd acima da meta de produção do grupo, que foi ajustada para retirar a Indonésia e não incluir a Guiné Equatorial. Se considerada a Guiné Equatorial, a produção somaria 33 milhões bpd em julho.

A pesquisa da Reuters tem como base dados de embarques providenciados por fontes externas. A Thomson Reuters segue dados e informações de fontes em petroleiras, na Opep e em consultorias.

Acompanhe tudo sobre:Indústria do petróleoOpepPetróleo

Mais de Economia

Lula sanciona lei que fixa imposto mínimo de 15% para multinacionais no Brasil

Lula sanciona lei que eleva arrecadação federal em R$ 16 bilhões em 2025

Brasil busca inclusão de mulheres no comércio exterior para fortalecer economia

PIS/Pasep: entenda como fica o abono com novo salário mínimo e após mudança de regra