Economia

Primeiro trem de carga da China para Grã-Bretanha chega a Londres

Trem chegou ao leste de Londres 18 dias após partir de Yiwu, na província oriental chinesa de Zhejiang

Vista de Londres: trem vindo da China foi carregado de itens como utensílios domésticos, roupas, tecidos, bolsas e malas (Chris Jackson/Getty Images)

Vista de Londres: trem vindo da China foi carregado de itens como utensílios domésticos, roupas, tecidos, bolsas e malas (Chris Jackson/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 18 de janeiro de 2017 às 14h44.

Londres - O primeiro trem de carga da rota ligando a China à Grã-Bretanha chegou a Londres nesta quarta-feira após uma viagem de 12 mil quilômetros, um marco no impulso da China para construir laços comerciais com toda a Europa e Ásia.

O trem chegou ao leste de Londres 18 dias após partir de Yiwu, na província oriental chinesa de Zhejiang, passando no caminho por Cazaquistão, Rússia, Bielorrússia, Polônia, Alemanha, Bélgica e França, até cruzar o Canal da Mancha até a Grã-Bretanha.

A remessa teria levado quase o dobro do tempo para chegar a Grã-Bretanha pelo mar. O trem foi carregado de itens como utensílios domésticos, roupas, tecidos, bolsas e malas.

Londres tornou-se a 15ª cidade europeia a ter uma ligação ferroviária direta com a China, após o lançamento em 2013 da iniciativa "One Belt One Road" do premier chinês Xi Jinping.

Carsten Pottharst, diretor-gerente do Grupo InterRail com sede na Suíça, operadora do trem, disse que esperava ter mais viagens entre a China e a Grã-Bretanha.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que a relação com a China continua a ser "de ouro", enquanto procura trazer bilhões de dólares em investimento chinês no momento em que o Reino Unido se prepara para sair da União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:ChinaLondresReino UnidoTrens

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação