Economia

Preço do minério de ferro cai abaixo de US$100/t

Queda de 25% no preço do minério neste ano ameaça os produtores de alto custo na China, o maior consumidor mundial


	Ferro: futuros do minério na China e em Singapura estão em menor nível da história
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Ferro: futuros do minério na China e em Singapura estão em menor nível da história (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2014 às 11h21.

Singapura - Os preços do minério de ferro no mercado à vista na China caíram abaixo de 100 dólares por tonelada, no menor valor em quase dois anos, com a pressão do aumento nos estoques e do mercado mais fraco do aço no país asiático.

O minério de ferro para entrega imediata na China caiu mais de 2 por cento, para 98,50 dólares a tonelada, na comparação com o valor de sexta-feira, o mais baixo nível desde setembro de 2012, de acordo com o provedor de dados The Steel Index.

"Agora que rompeu 100 dólares, eu acho que é um sinal muito baixista. Isso mostra que há uma grande quantidade de oferta por aí", disse um operador de Cingapura.

Os futuros do minério de ferro na China e em Cingapura estão em seu menor nível da história.

A queda de 25 por cento no preço do minério neste ano ameaça os produtores de alto custo na China, o maior consumidor mundial. Isso significa que as importações de minério de ferro pela China podem ficar fortes, a menos que a demanda por aço se enfraqueça a tal ponto que as siderúrgicas limitem a produção.

"Considerando que os vergalhões foram bem afetados, isso tira a confiança do mercado de aço chinês", disse chefe de corretagem de minério de ferro na SSY Futures, Jamie Pearce.

Os futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian tocaram uma mínima de 703 iuanes por tonelada, o mais baixo nível para um contrato mais ativo desde que a bolsa lançou o produto em outubro do ano passado. Os contratos fecharam em queda de 2,1 por cento, a 707 iuanes.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro para entrega em julho caiu 1,3 por cento, para 97,75 dólares a tonelada, o menor nível desde que foi lançado o contrato em abril de 2013.

As maiores mineradoras do mundo --Vale, Rio Tinto e BHP Billiton-- estão aumentando a produção, confiantes de que seus negócios de baixo custo prevaleçam sobre os de maior custo.

Essas mineradoras têm um custo de produção de cerca de 20 dólares por tonelada, cerca de um quinto do que as mineradoras chinesas gastam.

A última vez que os preços do minério de ferro caíram abaixo de 100 dólares foi em setembro de 2012 e eles ficaram abaixo desse nível por cerca de duas semanas, recuperando-se depois de atingir um valor mínimo de três anos de 86,70 dólares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndústriaMetaisMineração

Mais de Economia

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração