Economia

Preço ao consumidor sobe em janeiro na zona do euro

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos 16 países que utilizam o euro subiu em janeiro à taxa mais forte em 11 meses, mas o núcleo da inflação teve a maior queda mensal já registrada, de acordo com dados finais oficiais. A Eurostat afirmou que a inflação se acelerou para […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos 16 países que utilizam o euro subiu em janeiro à taxa mais forte em 11 meses, mas o núcleo da inflação teve a maior queda mensal já registrada, de acordo com dados finais oficiais. A Eurostat afirmou que a inflação se acelerou para 1,0% em janeiro ante janeiro do ano passado, em comparação com a alta de 0,9% em dezembro ante dezembro de 2009. O número ficou em linha com a leitura preliminar e com o consenso das estimativas do mercado.

Os dados também mostraram que o núcleo da inflação - que exclui os preços da energia, alimentos, álcool e tabaco - caiu 1,5% em janeiro, a maior queda mensal desde que os registros começaram a ser feitos, em 1996. A taxa anual de crescimento do núcleo diminuiu para 0,9% em janeiro, de 1,1% em dezembro.

As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresEuropaIndicadores econômicosInflaçãoPreços

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame