Economia

Porto de Santos bate recorde de cargas no 1º trimestre

Com o resultado do trimestre, a Codesp estima que a movimentação anual do Porto de Santos será 8% superior à do ano passado

O porto teve crescimento tanto nas exportações como nas importações (.)

O porto teve crescimento tanto nas exportações como nas importações (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Santos, SP - O Porto de Santos registrou recorde de movimentação de cargas no primeiro trimestre: foram 20,2 milhões de toneladas, superando em 9,7% o melhor desempenho para o período e em quase 20% o primeiro trimestre do ano passado. A operação de cargas do mês de março também foi recorde mensal, chegando a 7,85 milhões de toneladas, a maior movimentação do ano até agora. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

O porto teve crescimento tanto nas exportações como nas importações, com destaque para as importações, com altas de 65,9% no volume mensal e 47,9% no acumulado do primeiro trimestre. As exportações subiram 3,2% em março e 8,4% no trimestre. O mês de março de 2010 superou em 17,3% o mesmo mês do ano passado.

O bom resultado das cargas importadas deveu-se ao incremento de 93,7% no trimestre de itens de mercadorias variadas que não compõem o ranking dos produtos de maior movimentação. Dentre as cargas mais operadas, o gás liquefeito de petróleo (GLP) acusou aumento de 47,9% no trimestre.

Nas exportações, o destaque no acumulado do trimestre foi o complexo soja (alta de 27,1%), seguido pela alta de 13,8% nos embarques de gasolina. O açúcar, carga de maior expressão na movimentação geral, cresceu 6,8% no trimestre, com alta de 16,9% em março. Vale ainda destacar o desempenho nas exportações de suco cítrico, com incremento de 54,3% em março.

Com o resultado do trimestre, a Codesp estima que a movimentação anual do Porto de Santos será 8% superior à do ano passado, atingindo 98,87 milhões de toneladas. Em valor comercial, as cargas operadas pelo complexo santista neste trimestre chegaram a US$ 19,8 bilhões, 25,5% do total brasileiro, com aumento de 20,73% em comparação ao primeiro trimestre de 2009.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasComércioComércio exteriorExportaçõesImportaçõesInfraestruturaMetrópoles globaisPortossao-pauloTransportes

Mais de Economia

Indústria de alta tecnologia amplia sua produção pela primeira vez desde 2018

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?