Economia

Polonês Donald Tusk assume presidência do Conselho Europeu

Tusk, de 57 anos, é o primeiro político proveniente dos países da Europa Oriental a assumir um dos cargos mais importantes do bloco


	Donald Tusk, de 57 anos, é o primeiro político proveniente dos países da Europa Oriental a assumir um dos cargos mais importantes do bloco
 (Emmanuel Dunand/AFP)

Donald Tusk, de 57 anos, é o primeiro político proveniente dos países da Europa Oriental a assumir um dos cargos mais importantes do bloco (Emmanuel Dunand/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2014 às 11h01.

Bruxelas - O ex-primeiro-ministro polonês Donald Tusk prometeu nesta segunda-feira ao assumir a presidência do Conselho Europeu uma inflexível determinação para ressuscitar a economia do continente e defender a União Europeia (UE) das ameaças a sua unidade.

Tusk, de 57 anos, é o primeiro político proveniente dos países da Europa Oriental a assumir um dos cargos mais importantes do bloco.

Substitui, assim, o belga Herman Van Rompuy, na primeira transferência de comando nesta instituição desde sua criação, em 2009.

"Nestes tempos difíceis, a Europa precisa de êxitos, e para mim isso significa quatro coisas: primeiro proteger seus valores fundamentais, a liberdade e a solidariedade, contra o que as ameaça do interior e do exterior", afirmou em uma mensagem em direção aos que colocam em xeque os pilares da construção europeia, como o primeiro-ministro britânico David Cameron, que busca limitar a imigração intraeuropeia em direção à Grã-Bretanha, ou do exterior, com a ameaça russa que pesa no leste.

"Também precisamos de uma determinação inflexível para colocar fim à crise econômica. Em terceiro lugar a Europa deve ser forte no cenário internacional. Deve controlar suas fronteiras e apoiar os países vizinhos que compartilham seus valores", prosseguiu Tusk.

Finalmente evocou as relações com os Estados Unidos. "São a espinha dorsal da comunidade de democracias e o próximo ano será crucial", afirmou, em referência ao controverso acordo de livre comércio que ambas as partes estão negociando.

O Conselho Europeu é a instituição na qual estão representados os chefes de Estado e de governo dos 28 países membros da União Europeia (UE). Cada um tem seus embaixadores permanentes nesta instituição, que coordena os trabalhos em nível de especialistas, ministros e presidentes.

O Conselho se encarrega de definir as orientações e as prioridades políticas. Com o Tratado de Lisboa de 2009, o que antes era um fórum informal passou a ser uma instituição com um presidente permanente eleito pelos Estados membros por dois anos e meio.

O primeiro a ocupar este cargo foi o ex-primeiro-ministro belga Herman Van Rompuy.

O presidente permanente coordena e preside os trabalhos do Conselho, assim como fixa a agenda dos encontros. Junto ao presidente da Comissão representa a UE.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEuropaUnião Europeia

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?