Economia

Plosser, do Fed, diz que Yellen não errou sobre 6 meses

Yellen disse que pode haver cerca de 6 meses entre o momento no qual o Fed encerrará compras de títulos e que começará a elevar as taxas de juros


	Janet Yellen: Fed não contemplará a elevação dos juros antes de encerrar o programa de compra de títulos
 (Jim Buorg/Reuters)

Janet Yellen: Fed não contemplará a elevação dos juros antes de encerrar o programa de compra de títulos (Jim Buorg/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2014 às 09h35.

São Paulo - A chair do Federal Reserve, Janet Yellen, não cometeu um "erro" ao dizer que pode haver cerca de seis meses entre o momento no qual o banco central dos Estados Unidos encerrará suas compras de títulos e o momento em que começará a elevar as taxas de juros, disse o presidente do Fed da Filadélfia, Charles Plosser.

Este cronograma já era esperado nos mercados, disse Plosser à CNBC. "É melhor nos afastarmos de falar sobre cronogramas", disse ele.

Ainda assim, acrescentou, ele ficou surpreso que o mercado reagiu tanto. As ações e os títulos caíram após os comentários de Yellen.

O Fed não contemplará a elevação dos juros antes de encerrar o programa de compra de títulos, o que acontecerá provavelmente em outubro ou novembro se o plano atual do Fed permanecer dentro do previsto, disse Plosser.

Ele afirmou também que espera que os juros sejam elevados gradualmente, e sua expectativa pessoal é de que a taxa seja de apenas cerca de 3 por cento ao final de 2016.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroFed – Federal Reserve SystemEconomistasJurosJanet Yellen

Mais de Economia

Mundo está em nova era de juros altos, e a conta pode chegar ao Brasil, diz Pessoa

Senado aprova acordo entre Mercosul e bloco europeu EFTA; tratado prevê redução de tarifas

BC corta a Selic pela 3ª vez seguida e taxa de juros no Brasil cai para 14,25%

'Governo vai estender a mão a produtores rurais endividados, mas não pode errar a dose', diz Durigan