Economia

Pimentel assina convênios de incentivo ao setor automotivo

Um deles, é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Plano Brasil Maior que oferecerá formação gratuita para trabalhadores


	Fernando Pimentel: os cursos serão geridos pela pasta de Pimental em parceria com a da Educação (Wilson Dias/Agência Brasil)

Fernando Pimentel: os cursos serão geridos pela pasta de Pimental em parceria com a da Educação (Wilson Dias/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2014 às 15h51.

Brasília - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, assinou hoje (11) três convênios de incentivo ao setor automotivo.

Um deles, já anunciado no ano passado, é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Plano Brasil Maior (Pronatec-PBM) que oferecerá formação gratuita para trabalhadores. Inicialmente, estarão disponíveis 120 mil vagas.

Os cursos serão geridos pela pasta de Pimental em parceria com a da Educação.

O acordo para ofertar os cursos foi firmado com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

O Pronatec-PBM oferecerá dois tipos de curso, conforme a demanda da indústria nacional.

Os cursos serão de formação continuada e técnicos de longa duração, equivalentes ou concomitantes ao ensino médio.

De acordo com nota divulgada pelo ministério, o objetivo é a formação de trabalhadores para novas vagas e requalificação de trabalhadores antigos.

O acordo firmado com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC prevê a realização de consultorias para implementar melhorias tecnológicas e de gestão no setor de fornecimento de autopeças.

O convênio terá vigência até 2016 e aplicação de mais de R$ 1 milhão em recursos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da própria agência.

Por fim, foi firmado acordo de cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o Projeto de Encadeamento Produtivo da Cadeia Automotiva, cujo objetivo é inserir micro, pequenas e médias empresas no setor automotivo, com a oferta de cursos de qualificação.

O orçamento destinado ao projeto virá do próprio Sebrae.

Acompanhe tudo sobre:Emprego formalEmpregosFernando PimentelPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor