Economia

PIB: Haddad mantém previsão de crescimento de 3% em 2023

Em novembro, o Ministério da Fazenda havia revisado as projeções de crescimento para o PIB de 2023 e de 2024

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de dezembro de 2023 às 09h55.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira que a economia brasileira deve registrar no fim do ano um crescimento de 3%. A fala vem logo após o IBGE divulgar o resultado trimestral do Produto Interno Bruto (PIB).

O valor de todos os bens e serviços produzidos cresceu 0,1% ante o segundo trimestre de 2023. O mercado esperava queda de 0,2%. No terceiro trimestre, enquanto a agropecuária caiu 3,3%, o consumo das famílias cresceu 1,1%, por exemplo.

"Vamos crescer 3% esse ano, atingimos uma taxa de juros muito elevada em julho, e o Banco Central começou a cortar taxa de juros a partir de agosto. Quero crer que com as medidas que estamos tomando no Congresso, incluvise a Reforma Tributária, a primeira feita em regime democrático e a mais ampla da nossa história, o brasileiro pode esperar uma economia cada vez mais forte", declarou, em live com o presidente Lula nesta manhã.

Em novembro, o Ministério da Fazenda havia revisado as projeções de crescimento para o PIB de 2023 e de 2024. Para este ano, o número caiu de 3,2% para 3%. Para 2024, a redução foi de 2,3%, para 2,2%.

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadIBGEPIB

Mais de Economia

Estamos convencidos de que as medidas serão apreciadas este ano, diz Haddad sobre pacote fiscal

“Não basta pacote estar na direção certa, tem de chegar ao destino de interromper alta da dívida”

Governo anuncia nova liberação de emendas e total é de R$ 7,7 bilhões até esta sexta