Economia

PIB estimulará investimento, diz Volkswagen Brasil

"Precisamos aguardar as próximas semanas para ter uma visão mais clara do mercado (...) Mas o PIB vai voltar a crescer e estimular investimento", disse Schmall


	Schmall acompanhou a visita do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, à unidade da montadora em São Bernardo do Campo (SP), a primeira construída fora daquele país
 (Divulgação)

Schmall acompanhou a visita do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, à unidade da montadora em São Bernardo do Campo (SP), a primeira construída fora daquele país (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2013 às 16h19.

São Bernardo do Campo (SP) - O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, avaliou nesta terça-feira com ceticismo o desempenho do mercado brasileiro de veículos, que teve recorde de vendas no primeiro quadrimestre de 2013 ao crescer 8,7% ante 2012.

"Precisamos aguardar as próximas semanas para ter uma visão mais clara do mercado", disse. "Mas o PIB (Produto Interno Bruto) vai voltar a crescer e estimular o investimento", afirmou.

Schmall acompanhou a visita do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, à unidade da montadora em São Bernardo do Campo (SP), a primeira construída fora daquele país.

Diferentemente das previsões da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que apontam para uma alta de até 4,5% nas vendas de 2013 sobre 2012, o presidente da Volkswagen Brasil estima um crescimento de mercado de 2% a 4 % este ano sobre 2012.

Schmall afirmou ainda que teve um encontro na sexta-feira, 10, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, mas que tratou apenas de discussões corriqueiras sobre o setor automotivo. Ele evitou ainda afirmar quais serão os próximos lançamentos da montadora no país e brincou, ao ser indagado sobre a chegada do compacto up! ao Brasil. "O up! vai chegar ao Brasil? Não estou sabendo."

Já Gauck conheceu a linha de montagem, o centro de formação profissional e projetos sociais realizados pela Volkswagen na unidade. Num rápido pronunciamento, ele deu parabéns à companhia, que completa 60 anos no Brasil, pela "implantação de uma cultura empresarial alemã no País com a capacidade de gerar negócios mesmo com a situação difícil da economia".

Gauck citou ainda a preocupação da montadora com o "engajamento social" e pela "solidariedade humana". Durante a visita, o presidente da Alemanha mostrou descontração ao se sentar ao lado de crianças do Coral da Gente para fotos e também brincou com uma bola de futebol que ganhou de jovens do Projeto O Direito de Brincar. A agenda de Gauck, iniciada nesta segunda-feira, 13, em São Paulo, com um encontro com a presidente Dilma Rousseff, prevê ainda uma visita ao Rio.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosIndústriaIndústrias em geralVeículosVendas

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame