Economia

PIB dos EUA desacelera e cresce 4% no último trimestre de 2003

A economia americana apresentou expansão a uma taxa anual de 4% entre outubro e dezembro do ano passado, contra um crescimento de 8,2% registrado no terceiro trimestre de 2003. Apesar da taxa ter ficado abaixo das expectativas de alguns economistas, para o Departamento de Comércio americano ela não deixa dúvidas de que o país está […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h53.

A economia americana apresentou expansão a uma taxa anual de 4% entre outubro e dezembro do ano passado, contra um crescimento de 8,2% registrado no terceiro trimestre de 2003.

Apesar da taxa ter ficado abaixo das expectativas de alguns economistas, para o Departamento de Comércio americano ela não deixa dúvidas de que o país está no caminho da retomada econômica. Para o primeiro tristre deste ano, a expectativa é de crescimento de 5%.

Em todo o ano de 2003, o Produto INterno Bruto (PIB) americano cresceu 3,1%. Foi a maior taxa desde 2000 e ficou pouco abaixo dos 2,2% do crescimento recorde registrado em 2002.

Nos últimos meses do ano, os gastos dos consumidores - que representam dois terços do PIB - sofreram desaceleração e variaram 2,6%, contra 6,9% medidos no trimestre anterior.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Ricardo Nunes, prefeito de SP, é o entrevistado da EXAME desta quarta

Febraban alerta para notícias falsas sobre Pix e ressalta que meio de pagamento não será taxado

Comércio exterior da China bate recorde de US$ 5,9 trilhões em 2024

Imposto de renda: isenção para até dois salários mínimos será mantida, diz Haddad