Economia

PIB da zona do euro e da UE cai 0,2% no segundo tri

Dados foram divulgados pelo escritório de estatísticas do bloco econômico, o Eurostat


	Em termos anualizados, o PIB da zona do euro caiu 0,4% no segundo trimestre
 (Kai Pfaffenbach/Reuters)

Em termos anualizados, o PIB da zona do euro caiu 0,4% no segundo trimestre (Kai Pfaffenbach/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2012 às 14h21.

Bruxelas - A economia dos países do euro e da União Europeia encolheu 0,2% no segundo trimestre de 2012, na comparação com os três primeiros meses do ano, quando o crescimento foi nulo em ambas as zonas, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo escritório estatístico comunitário, o Eurostat.

Em termos anualizados, o PIB da zona do euro caiu 0,4% no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o do conjunto da União Europeia (UE) ficou 0,2% menor.

No segundo trimestre do ano, estavam em recessão pelo menos oito países da UE - ainda não há dados disponíveis para todos -, entre eles algumas das maiores economias do bloco, como Itália, Espanha e Reino Unido.

Dos países resgatados, estão em recessão Grécia - embora a Eurostat ainda não disponha dos dados relativos ao segundo trimestre - e Portugal, faltando conhecer os dados da Irlanda.

O mesmo acontece com o Chipre, que pediu um resgate completo à zona do euro e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e registra quatro trimestres em terreno negativo.

A Romênia, por outro lado, conseguiu sair da recessão ao registrar um ligeiro crescimento de 0,5% entre abril e junho, frente à queda de 0,1% e 0,2% nos trimestres imediatamente anteriores.

Surpreendem os dados da Finlândia, cuja economia retrocedeu 1% entre abril e junho, após avançar 0,8% no primeiro trimestre. O mesmo aconteceu com a Bélgica, que viu seu PIB encolher 0,6%, depois de ter crescido 0,2% nos primeiros três meses do ano.

O melhor resultado foi registrado pela Suécia, com um crescimento de 1,4%, enquanto o PIB da França segue estagnado e o alemão aumentou 0,3%.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrises em empresasEuropaIndicadores econômicosPIBUnião Europeia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor