Economia

Petróleo deve ficar em média de US$81,06 em 2010

Londres - O preço do petróleo negociado nos Estados Unidos deve ficar em uma média de 81,06 dólares por barril em 2010, segundo pesquisa da Reuters divulgada na segunda-feira, num momento em que analistas anteveem uma forte demanda nos países emergentes, especialmente a China. A pesquisa com 30 analistas mostrou um consenso de alta pelo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2010 às 12h02.

Londres - O preço do petróleo negociado nos Estados Unidos deve ficar em uma média de 81,06 dólares por barril em 2010, segundo pesquisa da Reuters divulgada na segunda-feira, num momento em que analistas anteveem uma forte demanda nos países emergentes, especialmente a China.

A pesquisa com 30 analistas mostrou um consenso de alta pelo 12o mês consecutivo. Em abril de 2009, a previsão para 2010 era do petróleo a 65,95 dólares por barril. Em março, a estimativa para o final do ano era de 78,91 dólares.

"A recuperação no petróleo bruto ocorre num momento em que os juros baixos e a ampla liquidez continuam a fazer das commodities alternativas de investimento atraentes", disse Thorsten Fischer, do Royal Bank of Scotland, que elevou de 74,80 para 79,90 dólares a sua previsão para o fim do ano.

"A China também registrou um crescimento alto e um fortalecimento da atividade doméstica. As expectativas de um maior crescimento alimentam a corrida, embora o estoque continue cheio e a demanda real ainda não tenha decolado notavelmente."

A China teve crescimento de 11,9 por cento no primeiro trimestre deste ano em relação ao ano anterior, superando as expectativas. As empresas petrolíferas chinesas ampliaram em março o seu estoque para um total de 28,54 milhões de toneladas do produto, 1,2 por cento a mais do que em fevereiro, ou o equivalente a 50 dias de importações.

Eugen Weinberg, analista do Commerzbank, previu que o preço deve sofrer uma ligeira queda, refletindo a maior oferta para atender à demanda. Segundo ele, o preço do barril deve cair de 71 dólares para 65 dólares no terceiro trimestre, voltando a 71 dólares no final do ano.

"O aumento na demanda por petróleo ainda está vindo quase exclusivamente de países emergentes, especialmente a China", afirmou ele.

No curto prazo, a expectativa para o segundo trimestre é do petróleo a 80,20 dólares no mercado dos EUA. Na pesquisa anterior, era de 77,15 dólares.

Os preços do petróleo têm sido negociados entre uma máxima de 87,09 dólares a a mínima de 80,53 dólares em abril. Em março, o petróleo chegou a alcançar 78,57 dólares.

Leia mais notícias sobre petróleo 

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEnergiaPetróleoPreços

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor