Economia

Petrobras promove nova rodada de corte nos preços

Novos preços administrados pela Petrobras vão cair a partir da zero hora desta quinta-feira. A estatal anunciou redução de 33% na nafta (produto básico na cadeia de produção da indústria petroquímica), de 21,7% para o querosene de aviação (um dos itens mais importantes nos custos das empresas aéreas) e 11,7% para o preço do gás […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

Novos preços administrados pela Petrobras vão cair a partir da zero hora desta quinta-feira. A estatal anunciou redução de 33% na nafta (produto básico na cadeia de produção da indústria petroquímica), de 21,7% para o querosene de aviação (um dos itens mais importantes nos custos das empresas aéreas) e 11,7% para o preço do gás industrial. Em nota oficial, a Petrobras explicou que os cortes são possíveis devido a queda do dólar e do preço internacional dos produtos.

No caso da nafta, o impacto dos cortes pode demorar a chegar até o consumidor final. Essa é a segunda vez que a Petrobras reduz o preço dessa matéria-prima este ano. No início de abril, foi anunciada uma queda de 10,4%. Na época, porém, as indústrias elevaram o preço das resinas em 3%. Algumas chegaram a aplicar altas de 10%. As companhias aproveitaram para recompor as margens de ganho que estavam muito estreitas , diz Fabiana Fantoni, analista de Petróleo da Tendência Consultoria. Como o corte foi bem maior desta vez, a Tendência projeta uma queda de até 6% no preço das resinas. Mas dificilmente essa redução vai chegar ao consumidor porque outros setores ligados à petroquímica devem aproveitar para recompor suas margens , diz Fabiana.

O gás de cozinha (GLP) permanece com o preço inalterado. A Petrobras alega que as reduções ocorridas no mercado internacional e na taxa de câmbio ainda não foram suficientes para sustentar uma redução. A queda no preço do gás industrial foi possível porque a estatal retirou do preço de venda os custos com a importação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Câmara aprova texto-base do projeto que reonera a folha de pagamentos a partir de 2025

Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ