Economia

Partido alemão: saída temporária grega da zona do euro é opção

Berlim - A Grécia pode ter que sair da zona do euro por um tempo se não conseguir apertar o cinto o suficiente para se qualificar para receber um pacote de ajuda, disse um especialista orçamentário de um partido da coalizão alemã nesta terça-feira. Uma saída temporária do euro poderia beneficiar Atenas se for acompanhada por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2010 às 09h14.

Berlim - A Grécia pode ter que sair da zona do euro por um tempo se não conseguir apertar o cinto o suficiente para se qualificar para receber um pacote de ajuda, disse um especialista orçamentário de um partido da coalizão alemã nesta terça-feira.

Uma saída temporária do euro poderia beneficiar Atenas se for acompanhada por uma desvalorização, disse Juergen Koppelin, dos Democratas Lives (FDP) à rádio Deutschlandfunk.

Importantes formadores de política da região, incluindo o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, e do Eurogroup, Jean-Claude Juncker, descartaram a possibilidade de a Grécia fazer isso.

A Grécia está prestes a se tornar o primeiro país da zona do euro a ser resgatado devido à fraqueza de suas finanças, tendo pedido ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e à União Europeia até 45 bilhões de euros, mas com os custos de financiamento do país aumentando, os investidores começam a duvidar se isso será o suficiente para evitar uma moratória.

"Alguém pode dizer não (à ajuda) se a Grécia não cumprir as condições e o país apenas vier pegar o dinheiro sob termos mais favoráveis da zona do euro do que dos bancos", disse Koppelin.

Questionado se um não da Alemanha significaria que a Grécia não receberia o dinheiro, Koppelin respondeu que "isso não pode ser descartado, até o momento em que a Grécia tenha que deixar a zona do euro por algum tempo".

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor