Economia

Parlamento do Japão aprova líderes do BC

Liderança de Haruhiko Kuroda abre caminho para um estímulo monetário mais vigoroso, buscado pelo primeiro-ministro Shinzo Abe


	Haruhiko Kuroda, presidente do Banco Central do Japão: novo líder é um defensor de estímulos pelo BC
 (Issei Kato/Reuters)

Haruhiko Kuroda, presidente do Banco Central do Japão: novo líder é um defensor de estímulos pelo BC (Issei Kato/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2013 às 09h29.

Tóquio - O Parlamento do Japão aprovou Haruhiko Kuroda como o novo presidente do banco central do país nesta sexta-feira, abrindo caminho para um estímulo monetário mais vigoroso, buscado pelo primeiro-ministro Shinzo Abe como parte de seu plano de retomada econômica.

Abe conquistou o poder em dezembro prometendo acabar com duas décadas de estagnação econômica com reformas, fortes gastos governamentais e afrouxamento monetário agressivo. Ele escolheu Kuroda, de 68 anos, um defensor de estímulos pelo BC, como novo presidente da entidade.

O Senado, dominado pela oposição, também aprovou os indicados do governo para vice, Kikuo Iwata e Hiroshi Nakaso, um dia depois de o trio ter passado por uma votação na Câmara, onde o partido de Abe tem a maioria.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaJapãoPaíses ricosPolítica monetária

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto