Economia

Para Espanha, proposta orçamentária da UE é "inaceitável"

A proposta da UE de cortes para o período de 2014 a 2020 foi rejeitada pelo premier espanhol, Mariano Rajoy, depois de ter problemas apontados também pela França


	Mariano Rajoy: com cortes, primeiro-ministro teme perder cerca de 20 bilhões de euros de fundos ligados aos setores de pesca, agricultura e de desenvolvimento no orçamento de 2014 a 2020
 (©AFP / Javier Soriano)

Mariano Rajoy: com cortes, primeiro-ministro teme perder cerca de 20 bilhões de euros de fundos ligados aos setores de pesca, agricultura e de desenvolvimento no orçamento de 2014 a 2020 (©AFP / Javier Soriano)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2012 às 16h40.

Cádiz - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou neste sábado que era inaceitável uma proposta orçamentária preliminar europeia, a qual tornaria a Espanha em uma contribuinte líquida para a União Europeia pela primeira vez, mediante cortes de auxílios e subsídios.

O chefe da UE, Herman Van Rompuy, propôs um orçamento preliminar europeu na quarta-feira, com a intenção de chegar a um meio termo para atender às demandas de cortes de gastos feitas pelo Reino Unido, Alemanha, Suécia e Holanda.

A proposta de Van Rompuy cortaria 80 bilhões de euros do orçamento de quase 1 trilhão de euros (1,3 trilhão de dólares) para o período de 2014 a 2020 proposto pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durao Barroso.

Na quinta-feira, a França rejeitou a proposta, dizendo que os limites sugeridos para subsídios ao setor agrícola eram inaceitáveis.

"A primeira proposta apresentada pelo Sr. Barroso parecia para nós um bom documento para iniciar as conversas. Já o documento que o Sr. Van Rompuy apresentou depois é inaceitável", disse Rajoy na cidade de Cádiz, sul da Espanha, onde estava em uma cúpula de líderes latino-americanos e ibéricos.

A Espanha teme perder cerca de 20 bilhões de euros de fundos ligados aos setores de pesca, agrícola e de desenvolvimento no orçamento de 2014 a 2020, com o corte proposto por Van Rompuy, afirmou o jornal espanhol El País neste sábado.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsUnião EuropeiaEspanha

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1