Os países que mais bebem e produzem cerveja
Ranking apontou o Brasil como o terceiro maior produtor mundial, mas país não aparece na lista dos maiores consumidores
Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2012 às 19h37.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.
São Paulo – O Brasil é um dos países que mais produz cerveja no mundo, mas não está no ranking dos países “bons de copo”. O Barth-Haas Group, empresa de produtos e serviços relacionados ao lúpulo (um dos principais ingredientes da cerveja), divulgou neste mês uma pesquisa com os quarenta países que mais produzem cerveja no mundo, que juntos correspondem a 91,8% da produção mundial. O grupo identificou que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja. Dentro desse ranking de quarenta países, o grupo estimou o consumo per capita da população de cada um deles. Nessa categoria, o Brasil fica em 15º lugar, com um consumo de 62 litros por pessoa a cada ano. Clique nas fotos ao lado e conheça os cinco maiores produtores e, em seguida, os cinco maiores consumidores de cerveja.
Litros e mais litros de cerveja são produzidos na China. Exatamente 48,9 bilhões de litros só em 2011, segundo os dados Barth-Haas Group. O ranking apontou que o país deu um salto na produção da bebida nos últimos anos. Em 1990, por exemplo, eram produzidos 7 bilhões de litros de cerveja por ano. Em 2000, já eram produzidos mais de 22 bilhões de litros. Os chineses não são grandes consumidores do próprio produto. No ranking dos que mais bebem, a China aparece em 24º lugar, com um consumo de 36 litros por pessoa a cada ano. Na foto ao lado, homem brinca com cerveja durante festival chinês dedicado à bebida.
Os Estados Unidos vêm em segundo lugar na produção de cervejas no mundo, com uma produção de cerca de 22,5 bilhões de litros em 2011. O que chama a atenção é a distância em relação à China, que tem uma produção que supera a americana em mais de 26 bilhões de litros por ano. Na lista de consumo, os Estados Unidos aparecem em 11º lugar, com um consumo per capita de 75 litros a cada ano.
Grandes cervejarias e empresas artesanais contribuíram com um aumento de quase 3,34% na produção de cerveja no Brasil entre 2010 e 2011. No ano passado, o país fabricou 13,3 bilhões de litros da bebida e ficou em terceiro lugar no ranking. Na categoria consumo, o país empata em 15º lugar com a Hungria, com 62 litros consumidos por pessoa no ano passado.
Os russos são famosos mundialmente por sua vodca, mas também se destacam quando o assunto é produção de cerveja. O país é o quarto colocado no ranking mundial da Barth-Haas Group, com 9,8 bilhões de litros produzidos em 2011. Embora o número ainda seja alto, apresenta uma leve queda sobre a produção de 2010, de 10,2 bilhões de litros. Na categoria consumo, o país empata com os Estados Unidos, com 75 litros per capita em 2011.
Os criadores da Oktoberfest, típica festa regada à cerveja e replicada no mundo todo, também têm lugar garantido no ranking de produção. Em 2011, foram feitos 9,5 bilhões de litros da bebida. O país é o único que aparece no “Top 5” tanto de produtores quanto consumidores mundiais de cerveja. Confira nas próximas fotos a posição da Alemanha e de outros países no ranking dos maiores consumidores de cerveja do mundo.
Não dá para competir com a República Tcheca quando o assunto é consumo de cerveja. Segundo dados da Barth-Haas Group, os moradores do país beberam 143 litros per capita em 2011. O país produz menos de 2 bilhões de litro por ano, ficando em 22º lugar no ranking de produtores.
O país é o único a aparecer na lista de cinco maiores produtores e cinco maiores consumidores de cerveja no mundo. Enquanto no quesito produção a Alemanha está em 5º lugar, quando o assunto é consumo o país fica em 3º, com 107 litros por pessoa em 2011.
Ao lado dos ingleses, os irlandeses têm tradição nos chamados pubs, bares onde a comida típica é estrela ao lado da cerveja. E é nesses bares que a população da Irlanda consumiu parte dos 94 litros per capita registrados em 2011.
Assim como a Rússia, a Polônia é outro país famoso pela vodca, mas com destaque nos rankings da cerveja. Os poloneses têm o quinto maior consumo per capita da bebida no mundo, com 89 litros registrados em 2011.