Economia

Os desafios do etanol

O Brasil precisa investir para aumentar a produtividade, diz Fernando Reinach

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h59.

Nunca o etanol brasileiro chamou tanta atenção do mundo como agora. Porém, para se manter como um dos líderes mundiais na produção dessa fonte de energia renovável, o Brasil precisa investir forte em pesquisa e aumentar sua produtividade. "O atual momento é bom para as empresas brasileiras. Todo esse interesse estrangeiro deve ser encarado como uma oportunidade de crescimento", diz o biólogo Fernando Reinach, diretor do fundo de capital de risco Votorantim Novos Negócios (VNN). A seguir, Reinach fala sobre os principais desafios que o Brasil deve enfrentar nos próximos anos para continuar a ocupar um papel de destaque no setor.

Quais são os maiores desafios tecnológicos para o Brasil se manter como líder mundial na produção de etanol?
Sem dúvida, o principal desafio é aumentar a produtividade agrícola e a produção. É necessário ampliar as variedades, de modo que não tenhamos só a cana-de-açúcar como matéria-prima. Investimentos tecnológicos e pesquisas devem ser feitos.

É preciso desenvolver variedades mais produtivas? Como?
Sim. E em diferentes partes do país, explorando o que de melhor cada região tem. As variedades, na verdade, já estão sendo pesquisadas e até desenvolvidas, ainda de forma tímida. São três eixos de estudo: melhorar a planta, criar novas variedades - valendo-se da engenharia genética - e criar uma tecnologia que permita aproveitar comercialmente a celulose do bagaço da cana (normalmente é queimada na produção de energia). Esta última linha de pesquisa, aliás, é de extrema importância.

O Brasil precisa melhorar o processo de obtenção do etanol da planta?
Já estamos trabalhando nisso, mas precisamos intensificar. Pois é isso é que vai impulsionar a produção. É isso que pode fazer com que ela dê um grande salto.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada