São Paulo - A Ernst & Young atualiza a cada trimestre o seu estudo sobre os países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre as novidades desta última edição, está a presença do Brasil pela primeira vez no top 15. Apesar do choque no cenário internacional de geração de energia causado por eventos como o tsunami no Japão e os conflitos no Oriente Médio e no Norte da África, a maioria dos países está ampliando seus portfólios de energias renováveis. A exceção fica por conta do continente europeu, que ainda sofre com a crise econômica. "Ainda que o fenômeno tenha perdido força na Europa, a necessidade de os países diversificarem suas matrizes energéticas e apresentarem reservas seguras indica um panorama robusto e prolongado para o mercado", diz Luiz Claudio Campos, sócio da área de financiamento de projetos da Ernst & Young Terco. Veja a seguir quais são os 15 países que lideram o ranking atual, qual posição ocupavam na pesquisa anterior e a pontuação em cada tipo de energia limpa. O estudo também calcula o índice de infraestrutura que suporta o desenvolvimento de empreendimentos de energias renováveis em cada país (todas as notas são em uma escala de zero a cem).
São Paulo - A China mantém a liderança no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. O que mais chama a atenção é a nota elevada para a infraestrutura. Entre os tipos de energia limpa na Cinha, destaque para a eólica (veja foto ao lado).
São Paulo - Os Estados Unidos mantiveram a segunda colocação no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os diversos tipos de energia limpa, a maior pontuação é da solar (veja foto ao lado).
São Paulo - A Índia assumiu o terceiro lugar isolado no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Na edição anterior do estudo da Ernst & Young, o país asiático estava empatado com a Alemanha na terceira posição. Entre os tipos de energia limpa, destaque para a solar (veja foto ao lado).
São Paulo - A Alemanha caiu do terceiro para o quarto lugar no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os tipos de energia limpa, destaque para a eólica (veja foto ao lado).
São Paulo - A Itália assumiu a quinta colocação isolada no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Na edição anterior do estudo da Ernst & Young, o país estava empatado com o Reino Unido na quinta posição. Entre os tipos de energia limpa, destaque para a geotérmica, que é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra (o gráfico ao lado mostra de onde vem a energia).
São Paulo - O Reino Unido caiu do quinto para o sexto lugar no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os tipos de energia limpa, destaque para a eólica (veja foto ao lado).
São Paulo - A França manteve a sétima colocação no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os diversos tipos de energia limpa, a maior pontuação é da eólica (veja foto ao lado).
São Paulo - A Espanha manteve a oitava colocação no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os diversos tipos de energia limpa, a maior pontuação é da solar (veja foto ao lado).
São Paulo - O Canadá manteve a nona colocação no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os diversos tipos de energia limpa, a maior pontuação é da eólica (veja foto ao lado).
São Paulo - A Grécia passou da 11ª para a 10ª colocação no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os diversos tipos de energia limpa, a maior pontuação é da solar (veja foto ao lado).
São Paulo - A Suécia manteve a 11ª colocação no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os diversos tipos de energia limpa, a maior pontuação é da eólica (veja foto ao lado).
São Paulo - O Brasil pulou da 16ª para a 12ª colocação (empatado com Portugal) no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os diversos tipos de energia limpa, a maior pontuação é da eólica (veja foto ao lado).
São Paulo - Portugal caiu da 10ª para a 12ª colocação (empatado com o Brasil) no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os diversos tipos de energia limpa, a eólica e a solar (veja foto ao lado) têm a maior pontuação.
São Paulo - A Irlanda caiu da 11ª para a 14ª colocação (empatada com a Polônia) no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os diversos tipos de energia limpa, a maior pontuação é da eólica (veja foto ao lado).
São Paulo - A Polônia subiu da 16ª para a 14ª colocação (empatada com Portugal) no ranking dos países mais atraentes para investimentos em energias renováveis. Entre os diversos tipos de energia limpa, a maior pontuação é da eólica (veja foto ao lado).