Economia

Opel e funcionários entram em confronto sobre venda das operações da PSA

Planos de venda de parte do braço de pesquisa e desenvolvimento da controladora francesa é para ajudar a restaurar a rentabilidade da unidade deficitária

Nenhuma decisão foi tomada sobre o futuro do braço de pesquisa e desenvolvimento (Ina Fassbender/File Photo/Reuters)

Nenhuma decisão foi tomada sobre o futuro do braço de pesquisa e desenvolvimento (Ina Fassbender/File Photo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 4 de julho de 2018 às 16h50.

Alemanha - A Opel e seus trabalhadores entraram em confronto nesta quarta-feira (04) sobre planos da controladora francesa PSA Group de vender parte de seu braço de pesquisa e desenvolvimento, ao mesmo tempo em que administração busca fechar um acordo de reestruturação com líderes trabalhistas da Alemanha.

O jornal Le Monde informou terça-feira que a PSA pretende vender parte das operações de pesquisa e desenvolvimento da Opel para ajudar a restaurar a rentabilidade da unidade deficitária.

"Uma venda (da unidade de) desenvolvimento da Opel roubaria o futuro da empresa. O coração tecnológico da marca Opel está na engenharia", disse o conselho operacional da Opel em comunicado, prometendo combater qualquer tentativa de vender todo ou parte do braço.

O grupo convocou uma reunião com os funcionários para quinta-feira e pediu que o presidente-executivo da Opel Michael Lohscheller fale aos funcionários no evento.

A PSA e a Opel já haviam sondado montadoras nos últimos meses para apresentar propostas para quatro setores da empresa avaliados em cerca de 500 milhões de euros no total, informou o Le Monde.

A Opel disse nesta quarta-feira que nenhuma decisão foi tomada sobre o futuro do braço de pesquisa e desenvolvimento, mas que a reestruturação como parte de um plano de poupança poderia incluir parcerias estratégicas.

"Sabemos que a carga de trabalho da GM diminuirá drasticamente nos próximos anos. Portanto, estamos analisando diferentes opções sobre como podemos alcançar uma instalação sustentável e bem-sucedida no Centro de Engenharia", disse Lohscheller em comunicado.

A PSA no ano passado comprou a Opel e sua par britânica Vauxhall da General Motors em um negócios de 2,6 bilhões de dólares. O objetivo é restaurar a rentabilidade na Opel até 2020 após duas décadas de perdas na unidade.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaOpelPesquisa e desenvolvimento

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor