Economia

OCDE prevê emergentes na liderança da expansão global

Em relatório, a entidade cita que o crescimento anualizado da China deve continuar "bem acima" de 8% neste primeiro semestre

Os líderes da Índia, Manmohan Singh; China,  Xi Jinping; África do Sul, Jacob Zuma; Brasil, Dilma Rousseff; e Rússia, Vladimir Putin, em reunião dos BRICs na África do Sul (REUTERS/Rogan Ward)

Os líderes da Índia, Manmohan Singh; China, Xi Jinping; África do Sul, Jacob Zuma; Brasil, Dilma Rousseff; e Rússia, Vladimir Putin, em reunião dos BRICs na África do Sul (REUTERS/Rogan Ward)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2013 às 10h50.

Londres - Economias emergentes continuam com ritmo "muito mais rápido" que o visto em países desenvolvidos e o crescimento da atividade global será liderado por esses mercados neste ano.

A previsão é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e consta na atualização do cenário econômico divulgado nesta quinta-feira.

"O crescimento entre as economias emergentes permanece, na média, muito mais rápido que o dos países avançados, embora haja diferenças significativas entre os países. Dada a parcela substancial da economia mundial que é composta pelos emergentes, esse grupo voltará a impulsionar o crescimento global este ano", diz o documento da OCDE.

No relatório, a entidade cita que o crescimento anualizado da China deve continuar "bem acima" de 8% neste primeiro semestre.

Nos documentos divulgados - relatório, comunicado e apresentação à imprensa - não há menção direta ao Brasil. As tabelas apresentadas junto aos prognósticos da OCDE também não foram atualizadas e continuam com data de dezembro de 2012.

Nas previsões publicadas no fim do ano passado, a OCDE estimava crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 4%, neste ano, e de 4,1%, em 2014. Sobre a inflação, a entidade apostava em alta ao consumidor no País de 5,3% este ano e de 5,2% no próximo.

Acompanhe tudo sobre:Países emergentesBricsOCDE

Mais de Economia

Qual será o valor do salário mínimo em 2026?

Selic vai cair em janeiro? Mercado foca no comunicado do Copom

Banco Europeu destina 300 milhões de euros para modernizar rede elétrica da Bahia

IPCA de novembro acelera e fecha em 0,18% após queda em outubro