OCDE aponta cenário positivo para economias avançadas
Perspectivas de crescimento estão se deteriorando para a maioria dos principais países emergentes
Da Redação
Publicado em 8 de abril de 2014 às 08h31.
Paris - As perspectivas de crescimento para economias avançadas se estabilizaram nos níveis da tendência de longo prazo, mas estão se deteriorando para a maioria dos principais países emergentes , disse a OCDE nesta terça-feira.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com sede em Paris, informou que seu indicador antecedente que cobre 33 países membros atingiu 100,7 em fevereiro, apontando crescimento econômico estável pelo terceiro mês seguido.
A zona do euro mostrou "mudança positiva no ímpeto", disse a OCDE, com sua leitura avançando para 101,1 ante 101,0. Já o crescimento nos Estados Unidos ficou em torno de sua tendência de longo prazo, embora a leitura para a maior economia do mundo tenha caído ligeiramente para 100,5 ante 100,6 em janeiro.
Fora do grupo de países da OCDE, a Rússia perdeu força com sua leitura caindo para 99,4 ante 99,6. A expectativa é que a saída de fluxos de investimento após a anexação por Moscou da região da Crimeia no mês passado pese sobre a economia.
Um crescimento abaixo da tendência também foi visto na Índia e no Brasil, enquanto a leitura para a China, vista sob risco de uma desaceleração mais forte que o esperado, ficou estável e em linha com a tendência de longo prazo.