Economia

Mantega “declarou o óbvio” sobre câmbio, diz NGO

Ministério da Fazenda já fez intervenções para a moeda brasileira não se valorizar e anunciou que o governo interviria novamente “se necessário”


	“Flutuação suja” tem um elemento de estímulo para os exportadores, segundo a NGO
 (Reuters)

“Flutuação suja” tem um elemento de estímulo para os exportadores, segundo a NGO (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 15h41.

São Paulo – O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que o sistema de câmbio brasileiro é de flutuação suja, “como todos”. Para a NGO corretora de câmbio, o ministro apenas declarou o óbvio.

Desde o começo de julho, o valor do dólar não sai da estreita faixa entre 2 reais e 2,10 reais. O Ministério da Fazenda já fez intervenções para a moeda brasileira não se valorizar e anunciou que o governo interviria novamente, “se necessário”.

Para a NGO, a afirmação indica que o preço do dólar continuará “administrado” no Brasil pelo tempo necessário para o país defender-se de possíveis impactos negativos em decorrência das politicas monetárias adotadas pelos países em crise – como a QE3 nos Estados Unidos. “O determinante do preço da moeda americana no nosso mercado de câmbio está centrado no monitoramento realizado a partir do BC em Brasília, a partir de princípios bem definidos”, afirma relatório assinado pelo economista Sidnei Moura Nehme.

A “flutuação suja” tem um elemento de estímulo para os exportadores, segundo o NGO, por propagar que a moeda americana terá preço estável por longo período e, se sofrer alguma alteração, será para cima. A NGO prevê uma alta para a banda entre 2,05 real/dólar a 2,10 real/dólar.

Nehme lembra que o mercado de derivativos foi o epicentro das apreciações especulativas do real frente ao dólar, ocorridas num passado recente, até com certa complacência do governo. Segundo Nehme, o governo usou essa situação para reforçar os mecanismos de contenção das pressões inflacionárias. 

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólareconomia-brasileiraMoedas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor