Economia

Índice Big Mac mostra que real recuou frente ao dólar

Entre os 37 países pesquisados, o lanche oferecido pela rede americana de fast food é mais caro na Suíça e mais barato na Índia. O Brasil aparece com o 4º preço mais alto

Big Mac (McDonald's/Divulgação)

Big Mac (McDonald's/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2012 às 20h57.

São Paulo - O famoso índice Big Mac, que compara o preço do sanduíche em diversos países, mostrou que o real perdeu terreno frente ao dólar no último ano. Os números estão disponíveis no site da revista The Economist, responsável pelo ranking.

A publicação britânica mostra que, entre 28 de julho de 2011 (data da penúltima atualização do índice Big Mac) e 11 de janeiro de 2012 (última atualização), o Brasil continuou a registrar o quarto Big Mac mais caro do mundo entre os 37 países pesquisados.

No entanto, o indicador mostra que, enquanto em julho, o Big Mac era 52% mais caro no Brasil, em janeiro a diferença recuou para apenas 35%.

Na ponta do lápis, é mais caro comer o sanduíche aqui (10,25 reais ou 5,68 dólares) do que nos Estados Unidos (4,20 dólares ou 7,57 reais).

A Economist não disponibilizou na sua versão on-line o indicador que compara o preço do Big Mac entre os países considerando um ajuste feito a partir do PIB per capita de cada nação. 

Utilizando estes critérios, na última atualização do índice, divulgada em 28 de julho de 2011, o Brasil ocupava a primeira posição no ranking dos Big Mac mais caros do mundo, seguido por Colômbia, Argentina, Suécia e Peru. A Economist não informou quando tornará públicos os dados de 2012 atrelados ao PIB per capita de cada nação.

Ranking

Pela metodologia que apenas compara o preço dos hambúrgueres ao redor do mundo, o Big Mac na Suíça aparece como o mais caro do mundo, ocupando a primeira posição e com o franco suíço registrando uma valorização de 62% frente ao dólar.

O país europeu vem acompanhado no ranking por Noruega (2º lugar) e Suécia (3º). O Brasil aparece na quarta posição, seguido por Dinamarca (5ª).

O lanche mais barato do mundo pode ser encontrado na Índia. A Economist esclarece que, como os Big Macs não são vendidos por lá, eles utilizaram o preço do Maharaja Mac, feito com hambúrguer de frango, já que a população hindu local não come carne bovina.

O preço do hambúrguer no país asiático é de apenas 1,62 dólar ou 84 rúpias, o que sugere uma desvalorização de 61% na moeda indiana frente a divisa americana.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoAmérica LatinaÁsiaComércioDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasEstados Unidos (EUA)EuropaFast foodFranquiasÍndiaListasMcDonald'sPaíses ricosRankingsRestaurantesSuíçaThe Economist

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor