Economia

Alta de 1,0% no PIB pode indicar elevação maior no ano

Para o Credit Suisse, se a economia crescer 1,0% no primeiro trimestre, a elevação do ano pode ser maior que 2,5%


	BNP Paribas e o Itaú Unibanco também projetam crescimento de 1,0% da economia no primeiro trimestre
 (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

BNP Paribas e o Itaú Unibanco também projetam crescimento de 1,0% da economia no primeiro trimestre (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2013 às 06h12.

São Paulo – Nessa quarta-feira, o IBGE vai divulgar o PIB referente ao primeiro trimestre de 2013. O IBC-BR divulgado na metade do mês pelo Banco Central apontou para crescimento de 1,05% na economia no primeiro trimestre. O indicador é considerado uma prévia do PIB e foi bem recebido pelo Ministério da Fazenda. O número está alinhado com as projeções de algumas Instituições Financeiras. Para o Credit Suisse, um crescimento de 1,0% nesse trimestre indicaria que, no ano, a economia, provavelmente, se expandiria mais que 2,5% em 2013, segundo relatório do banco.

Para um crescimento de 2,5% no ano ser obtido após alta de 1,0% no primeiro trimestre, seria necessária uma expansão da economia de apenas 0,5% (entre trimestres) nos últimos três períodos do ano, segundo o Credit Suisse. Essa expansão seria um pouco acima da registrada nos últimos trimestre de 2012 e o banco acredita que o crescimento pode ser maior. “Na nossa opinião, o estímulo de medidas implementadas pelo governo desde 2012 pode trazer uma expansão maior na economia nos próximos trimestres do que a média em 2012”, afirma o relatório assinado por Nilson Teixeira, Iana Ferrao, Leonardo Fonseca e Daniel Lavarda.

Se cada trimestre de 2013 registrar um crescimento de 1,0% da economia, no ano, o crescimento do PIB será de 3,4%. Já se o crescimento for de 1,0% no primeiro trimestre e zero nos seguinte, no ano, a expansão será de 1,7%, segundo relatório do banco.

O BNP Paribas e o Itaú Unibanco também projetam crescimento de 1,0% da economia no primeiro trimestre. O Itaú Unibanco acredita que essa expansão no trimestre será impulsionada pela agropecuária e pelos investimentos – fatores que não devem se repetir nos próximos trimestres, segundo o banco, que revisou recentemente sua projeção para o crescimento do PIB em 2013 de 3,0% para 2,8%.

No entanto, há Instituições que esperam crescimento um pouco inferior a 1,0% no primeiro trimestre. O Banco Votorantim projeta crescimento de 0,9% nos três primeiros meses do ano. A Tendências Consultoria e o Santander projetam crescimento de 0,8%.

Na última semana, a ONU rebaixou as projeções de crescimento para o Brasil em 2013 e 2014. A expectativa é que, neste ano, o PIB cresça 3% - em janeiro a projeção era de alta de 4%.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega