Economia

Nº de usuários de planos de saúde chega a 48,6 mi

Planos odontológicos tiveram maior crescimento em setembro de 2012 na comparação anual


	Número de clientes dos planos de saúde cresceu 2,9% em setembro de 2012 em comparação com o mesmo mês de 2011
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Número de clientes dos planos de saúde cresceu 2,9% em setembro de 2012 em comparação com o mesmo mês de 2011 (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 15h46.

São Paulo - O número de beneficiários de planos de saúde no Brasil atingiu 48,66 milhões em setembro de 2012, segundo dados atualizados nesta sexta-feira (11) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e analisados pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

O número representa uma alta de 2,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Durante o terceiro trimestre do ano passado, 240 mil pessoas aderiram a planos de saúde privados, alta de 0,5% na comparação com 2011. Excluindo os planos individuais e considerando apenas os planos coletivos empresariais, o crescimento observado foi de 5,3%, de acordo com a entidade.

O segmento de planos exclusivamente odontológicos - que não oferecem assistência médica - foi o que apresentou a maior evolução no período. O total de beneficiários desse negócio específico chegou a 18,44 milhões em setembro de 2012, um aumento de 12,1% na comparação com o mesmo mês de 2011. Do total de clientes, 12,5 milhões são de planos empresariais.

Para o instituto, a base de beneficiários de planos dentários ainda é reduzida no Brasil (equivale a pouco mais de 10% da população do País). Por isso, houve espaço maior para crescimento. A expectativa do IESS é de continuidade de expansão desse segmento em 2013, muito embora a entidade acredite que não é possível estimar se o patamar de dois dígitos será mantido ou não. O bom desempenho depende de fatores como a continuidade de geração de empregos e a manutenção da alta da oferta deste benefício pelas empresas a funcionários.

Acompanhe tudo sobre:ANSPlanos de saúdeSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE