Economia

Nível de emprego na indústria paulista cai 0,29% em abril

Sem ajuste sazonal, houve avanço de 0,39%, com a geração de 8,5 mil vagas no mês

Indústria: no acumulado do ano até abril, foram criadas 21 mil vagas (Germano Luders/Exame)

Indústria: no acumulado do ano até abril, foram criadas 21 mil vagas (Germano Luders/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de maio de 2017 às 11h44.

São Paulo - O nível de emprego na indústria paulista caiu 0,29% em abril ante março na série com ajuste sazonal, informou o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) nesta quarta-feira, 17. Sem ajuste sazonal, houve avanço de 0,39%, com a geração de 8,5 mil vagas no mês.

Assim, no acumulado do ano até abril, foram criadas 21 mil vagas, com aumento do nível de emprego de 0,97% na série sem ajuste sazonal.

De acordo com o diretor titular do Depecon, Paulo Francini, o aumento do emprego industrial segue "embasado na geração de postos de trabalho no setor de açúcar e álcool, que influenciou o saldo de março e mais fortemente abril". "[De forma geral,] não há otimismo e recuperação para o emprego na indústria", afirma Francini em nota à imprensa. Esse foi o segundo mês consecutivo de resultado positivo e sob a influência do setor sucroalcooleiro, que está aquecido por conta do período de safra.

Segundo a Fiesp, a geração de postos de trabalho em abril aconteceu em nove dos 22 setores pesquisados no mês. Outros dez segmentos tiveram destruição de vagas e três ficaram estáveis. Entre os setores com saldo líquido positivo, os destaques foram a indústria alimentícia (6.627), de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (2.083), produtos de borracha e plástico (1.919) e confecções e artigos do vestuário (1.051).

Por região, a geração de vagas só aconteceu no interior (0,67%), enquanto na Grande São Paulo houve recuo de 0,09%. Nas diretorias regionais, o avanço mais intenso aconteceu Jaú (4,56%), influenciado pelo setor de coque, petróleo e biocombustíveis (53,92%). Já a variação negativa mais significativa ocorreu emSão João da Boa Vista (-7,14%), influenciada por produtos de minerais não-metálicos (-5,12%).

Acompanhe tudo sobre:EmpregosFiespIndicadores econômicosIndústriasao-paulo

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito