Economia

Ninguém está maquiando dados, diz coordenadora do PAC

Em entrevista coletiva, Miriam Belchior disse que só é possível saber as condições das obras do PAC porque governo é transparente; Nelson Jobim critica estudo do IPEA sobre aeroportos

10º Balanço do PAC contou com ministros envolvidos na realização das obras do programa do governo (.)

10º Balanço do PAC contou com ministros envolvidos na realização das obras do programa do governo (.)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2010 às 15h40.

Brasília - A coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior, defendeu nesta quarta-feira (2), durante o 10º Balanço do PAC, que o índice de 46,1% de obras concluídas no programa não é pequeno. De acordo com Miriam, os 70,7% que já foram investidos em ações do PAC não foram gastos somente nas obras concluídas. "Neste valor, há muitas ações em andamento", disse ela.

A coordenadora disse, também, que não há maquiagem de dados para melhorar o desempenho do PAC. Segundo ela, só é possível checar atrasos nas obras e impossibilidades de realização, "porque o governo é transparente".

Apesar de citar o pedido do presidente Lula de investir 100% dos recursos do PAC, Miriam Belchior não revela a perspectiva de obras finalizadas ainda em 2010. "Preferimos não adiantar a previsão do que vai ficar pronto até o fim do ano", disse ela.

Crítica ao IPEA

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, criticou o estudo divulgado, nesta segunda-feira (31), pelo Intituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que apontou que demanda em aeroportos brasileiros era superior à capacidade. Segundo Jobim, o estudo está atrasado, pois aponta índices que já foram revistos há mais de 12 anos.

Ainda sobre a situação dos aeroportos, o ministro da Defesa criticou a sugestão de concessão de aeroportos. "O IPEA indica que o governo deve ficar com apenas com os aeroportos não rentáveis".

Sobre uma eventual abertura de capital da Infraero, o ministro avisa que já existe um trabalho analítico sendo feito sobre o tema, mas que é necessário resolver parâmetros jurídicos para reestruturar a aviação civil brasileira.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoPAC – Programa de Aceleração do Crescimento

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor