Economia

Crescem chances de reeleição de Lula

Para o jornal britânico Financial Times, vitórias de Berzoini e de Aldo Rebelo para as presidências do PT e da Câmara, respectivamente, ajudarão o presidente a contornar crise política

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h10.

A vitória de Ricardo Berzoini nas eleições internas para a presidência do PT e a posse de Aldo Rebelo (PC do B-SP) como presidente da Câmara dos Deputados aumentaram as chances de Luiz Inácio Lula da Silva se reeleger no próximo ano, segundo o jornal britânico Financial Times.

Para a publicação, Berzoini será importante para conter as críticas à política econômica de Lula, formuladas pelos membros mais radicais do PT. Outra tarefa fundamental do novo dirigente petista será controlar o desejo dos radicais de aprofundar as investigações em curso na Câmara sobre supostos esquemas de compra de deputados e de financiamento irregular de campanhas. No centro da crise política, está a antiga gestão do PT, composta pelo Campo Majoritário, corrente petista formada por históricos aliados de Lula, como o ex-ministro José Dirceu e o próprio Berzoini.

Candidato preferido de Lula, Berzoini disputa a presidência do partido com o deputado federal gaúcho Raul Pont, da corrente Democracia Socialista. No último boletim parcial de apuração, quando 95,6% estavam contados, Berzoini seguia à frente, com 112 348 votos, contra 105 257 de Pont.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros