Economia

MPX, de Eike Batista, encontra carvão na Colômbia

Relatório calcula reservas de 110 milhões de toneladas do minério

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2009 às 11h22.

A MPX Energia, do grupo EBX do empresário Eike Batista, avança na corrida por combustíveis. Um relatório técnico elaborado pela John T. Boyd, empresa internacional independente especializada em geologia e mineração, indica recursos de 110 milhões de toneladas de carvão mineral em mina localizada na região de La Guarija, na Colômbia. Dos 140 furos realizados pela MPX, 75 tiveram sucesso. "Após um ano de trabalho, a MPX já conseguiu um volume de recursos relevante. A produção inicial poderá atender as nossas usinas térmicas em construção no Ceará e Maranhão, que totalizam 1.440 MW de capacidade instalada", afirmou em comunicado o diretor-presidente da empresa, Eduardo Karrer.

Ele explicou que a MPX continuará com os trabalhos de exploração e pesquisa geológica na região, já que a companhia tem uma área de concessão de 65.000 hectares. A intenção é concluir um segundo relatório de recursos potenciais na região no primeiro trimestre de 2010. "Estamos com uma expectativa muito positiva porque temos uma área bastante promissora e ainda estamos executando furos profundos na região para avaliação de recursos subterrâneos", diz.

A MPX também desenvolve estruturas para exportação do carvão mineral para o Brasil, além de avaliar oportunidades nos portos em operação na Colômbia. A companhia assinou um memorando de Entendimento com a Construtora Norberto Odebrecht para desenvolver conjuntamente uma solução de porto próprio para a MPX Colômbia em área costeira próxima a suas minas em La Guajira. A capacidade prevista para a primeira fase será de 5 milhões de toneladas por ano.

A empresa participa de um grupo responsável pelo desenvolvimento do projeto denominado "Puerto Nuevo", na região de Ciénaga, que poderá movimentar até 4,8 milhões de toneladas por ano. O projeto já tem licença ambiental para a parte terrestre e está em fase preparatória para licenciamento da parte marítima, além do desenvolvimento do estudo de viabilidade final.

Além da análise de soluções portuárias, a MPX assinou uma Carta de Intenções com a Transportes Sánchez Pólo S.A. -- uma das principais transportadoras de carvão da Colômbia -- com o objetivo de garantir o transporte de caminhão das minas ao porto.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo prevê economia de quase R$ 5 bi com revisão de benefício a pescadores

Governo aumenta estimativa e deve prever salário mínimo de R$ 1.509 em 2025

Secretário executivo da Fazenda diz que arcabouço fiscal será mantido até 2026 ‘custe o que custar’

Mais na Exame