Economia

Movimento no comércio cai 0,7% em junho, diz Boa Vista

Indicador continua apresentando desaceleração em sua tendência de longo prazo, fato observado desde meados do segundo semestre de 2014


	Supermercado: a Boa Vista também divulgou que a inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo subiu 1,1% em junho ante maio
 (Alexandre Battibugli / EXAME)

Supermercado: a Boa Vista também divulgou que a inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo subiu 1,1% em junho ante maio (Alexandre Battibugli / EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2015 às 13h16.

São Paulo - O movimento no comércio varejista no Brasil caiu 0,7% em junho ante maio e recuou 1,8% na comparação com junho do ano passado, segundo pesquisa divulgada pela Boa Vista SCPC nesta quinta-feira, 30.

No acumulado do primeiro semestre, o movimento baixou 1,6% ante igual intervalo de 2014. Já em 12 meses, o indicador apresenta elevação de 0,4% em junho, mas desacelerou 0,3 ponto porcentual ante o registrado em maio.

Segundo os economistas da Boa Vista, o indicador continua apresentando desaceleração em sua tendência de longo prazo, fato observado desde meados do segundo semestre de 2014.

"Para 2015, fatores macroeconômicos como elevação dos juros, piora do mercado de trabalho e aumento de tributos e inflação em patamar elevado continuarão afetando de forma intensa a confiança e o poder de compra do consumidor", diz a equipe em relatório.

Dentre os principais setores, o de Móveis e Eletrodomésticos apresentou queda de 3,4% em junho, na variação mensal, descontados os efeitos sazonais.

A categoria de Tecidos, Vestuários e Calçados caiu 1,1%. A atividade de Supermercados, Alimentos e Bebidas foi a única que apresentou aumento, de 1,1%. Já o segmento de Combustíveis e Lubrificantes ficou estável.

O indicador é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011=100.

A Boa Vista também divulgou que a inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo subiu 1,1% em junho ante maio, mas caiu 4,3% na comparação com junho do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, há queda de 6,7%.

Já o indicador de recuperação de crédito do consumidor no Brasil - obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência - subiu 2,4% no mês e avançou 0,7% no ano, mas mesmo assim acumula retração de 0,8% no primeiro semestre.

Acompanhe tudo sobre:Boa Vista (RR)Comércioeconomia-brasileira

Mais de Economia

Tesouro adia para 15 de janeiro resultado das contas de novembro

Câmara apresenta justificativa sobre emendas e reitera que Câmara seguiu pareceres do governo

Análise: Inflação preocupa e mercado já espera IPCA de 5% em 2025

Salário mínimo 2025: por que o valor será menor com a mudança de regra