Economia

Minério de ferro cai na China com menor preço em 10 anos

As ações na China despencaram com o aviso do órgão regulador de que investidores estão caminhando para um "sentimento de pânico"


	Ferro: o minério com entrega imediata no porto chinês de Tianjin caiu pelo décimo dia consecutivo
 (David Gray/Reuters)

Ferro: o minério com entrega imediata no porto chinês de Tianjin caiu pelo décimo dia consecutivo (David Gray/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2015 às 10h29.

Manila - Os preços do minério de ferro no mercado à vista da China caíram nesta quarta-feira para o menor nível em 10 anos, devido a uma perspectiva negativa para a economia e a uma forte queda nos mercados acionários do país.

As ações na China despencaram com o aviso do órgão regulador de que investidores estão caminhando para um "sentimento de pânico" e com o mercado dando sinais de congelamento, à medida que empresas tentam escapar da forte queda em seu valor de mercado ao suspender a negociação de suas ações.

O minério com entrega imediata no porto chinês de Tianjin caiu pelo décimo dia consecutivo, para 44,10 dólares por tonelada, recuo diário de 11,3 por cento, atingindo a menor cotação em 10 anos, segundo o The Steel Index.

O mercado acumula perdas de 33 por cento do pico de 65,40 dólares registrada em junho.

"Com a crise da dívida grega e com os crescentes temores sobre a perspectiva de crescimento da economia chinesa a dominarem os negócios no curto prazo, nós esperamos que os preços do minério de ferro no mercado à vista permaneçam sob grande pressão no terceiro trimestre", disse o analista Kash Kamal, da Sucden Financial.

Um novo aumento nos estoques de minério nos portos da China e um recuo nos preços do aço elevaram o sentimento baixista no mercado.

Além disso, a entrada de mais produção de baixo custos de mineradoras da Austrália e do Brasil ameaçam derrubar ainda mais os preços, disseram analistas.

A China é o principal mercado da brasileira Vale, maior produtora global de minério de ferro.

Acompanhe tudo sobre:Ásiabolsas-de-valoresAçõesChinaMinérios

Mais de Economia

Governo prevê alta das exportações de petróleo em 2026, diz Alckmin

Veja os 10 países que mais importaram produtos do Brasil em 2025

Balança comercial tem superávit de US$ 68,3 bilhões em 2025, queda de 7,9%

EUA e mais de 100 países chegam a acordo sobre imposto mínimo global com a OCDE