Economia

Mercosul e Coreia do Sul avançam sobre futuro acordo comercial

O fim da etapa preparatória antes do lançamento formal das negociações foi marcado em uma declaração conjunta assinada em Buenos Aires

Coreia do Sul e Mercosul: Malcorra e Hyunghwan revisaram os principais temas da agenda bilateral (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Coreia do Sul e Mercosul: Malcorra e Hyunghwan revisaram os principais temas da agenda bilateral (Chung Sung-Jun/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 2 de março de 2017 às 21h35.

Buenos Aires - O Mercosul e a Coreia do Sul concluíram nesta quinta-feira, em Buenos Aires, de forma bem-sucedida um diálogo exploratório para negociar um acordo comercial no futuro, informaram fontes oficiais.

O fim da etapa preparatória antes do lançamento formal das negociações foi marcado em uma declaração conjunta assinada em Buenos Aires pela chanceler da Argentina, Susana Malcorra, e o ministro do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, Joo Hyunghwan.

"Com base nos resultados do diálogo exploratório, ambas as partes acertaram iniciar na primeira metade de 2017 procedimentos internos com vistas a lançar negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e a Coreia do Norte", afirmou a declaração conjunta.

Durante o encontro, Malcorra e Hyunghwan revisaram os principais temas da agenda bilateral e reforçaram o compromisso com o sistema multilateral de comércio e a oposição ao protecionismo.

Os dois também consideraram que a assinatura da declaração conjunta é um "gesto político forte em favor de uma inserção inteligente na economia global e do comércio internacional como motor do desenvolvimento sustentável".

A Argentina exerce neste semestre a presidência rotativa no Mercosul, bloco integrado por Brasil, Uruguai e Paraguai.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do SulMercosul

Mais de Economia

Em 26 anos do regime de inflação, BC descumpriu a meta em 8; carne, café e gasolina pesaram em 2024

Gasolina, café, abacate e passagens áreas: quais produtos ficaram mais caros e mais baratos em 2024

IPCA acelera, vai a 0,52% em dezembro e fecha 2024 em 4,83%, acima da meta de inflação

IBGE divulga inflação de 2024 e Galípolo deve apresentar carta a Haddad justificando estouro da meta