Economia

Mercado sente queda de juro e aguarda inflação

Na última semana do mês, o mercado brasileiro será dosado pelo anúncio de três indicadores de inflação. Na quarta-feira é a vez do IPCA-15 e terceiras prévias do IPC-Fipe e do IGP-M do mês. As análises indicam que, assim como os resultados desses índices de preço ao consumidor mostraram uma desaleceração menor que o esperado […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h47.

Na última semana do mês, o mercado brasileiro será dosado pelo anúncio de três indicadores de inflação. Na quarta-feira é a vez do IPCA-15 e terceiras prévias do IPC-Fipe e do IGP-M do mês. As análises indicam que, assim como os resultados desses índices de preço ao consumidor mostraram uma desaleceração menor que o esperado no mês passado, os números de fevereiro também podem ser de pouco arrefecimento. E são as taxas inflacionárias que devem influenciar de perto o rumo do juro real para o ano, indicam os economistas.

A opinião é de que o corte do juro básico de 0,25 ponto percentual feito pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) na quarta-feira passada pode resultar em uma meta inflacionária maior para o ano. Um corte ainda mais agressivo é aguardado para o mês de março.

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento (Secex) divulgará os resultados da balança comercial brasileira na quarta semana de fevereiro. Nas primeiras três semanas do mês a balança acumulou superávit de 275 milhões de dólares.

A semana passada foi marcada pela retomada da queda do juro básico e terminou com a taxa de câmbio estável em relação ao fechamento da última sexta-feira. O dólar terminou a semana cotado a 2,425 reais. O mercado aponta perspectivas futuras de acomodação do dólar como consequência da alta das contas externas e dos investimentos diretos estrangeiros, além da queda do juro básico.

Nas últimas três semanas, o saldo do Ibovespa foi de alta acumulada em 6,6%. Na BM&F, os juros continuaram perdendo prêmio e promovendo a expectativa de que o Copom poderá dar continuidade ao corte de juro nos próximos meses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional