Economia

Mercado prevê contração de 1,35% para o PIB de 2015

Os analistas também pioraram a previsão para a inflação neste ano, que agora foi calculada em 8,79%


	Trabalhador da indústria: a delicada situação econômica do país foi reconhecida pelo próprio governo, que prevê para este ano uma contração de 1,20%
 (zdravkovic/Thinkstock)

Trabalhador da indústria: a delicada situação econômica do país foi reconhecida pelo próprio governo, que prevê para este ano uma contração de 1,20% (zdravkovic/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2015 às 10h33.

São Paulo - Os analistas do mercado financeiro preveem que a economia brasileira sofrerá em 2015 uma retração de 1,35%, frente ao retrocesso de 1,30% que calculavam há uma semana, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central.

A previsão dos analistas foi refletida no Boletim Focus, uma publicação que a cada semana consulta 100 analistas de entidades financeiras privadas sobre o estado da economia nacional.

Os analistas também pioraram a previsão para a inflação neste ano, que agora foi calculada em 8,79%, contra 8,46% previstos na semana passada.

A delicada situação econômica do país foi reconhecida pelo próprio governo, que prevê para este ano uma contração de 1,20%, frente ao tímido crescimento de 0,1% registrado em 2014.

Se forem confirmadas as previsões para este ano, durante 2015 a economia brasileira terá seu pior desempenho desde 1990, quando teve uma queda de 4,35%.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraMercado financeiroBanco CentralBoletim Focus

Mais de Economia

Payroll: EUA cria 64 mil empregos em novembro, acima do esperado

Ata do Copom indica inflação em queda, mas mantém tom cauteloso sobre Selic

Câmara vota hoje PL que corta benefícios fiscais e pode arrecadar R$ 20 bi

Argentina flexibiliza política de câmbio e anuncia plano para acumular reservas