Economia

Meirelles: às vezes juro deve subir para conter inflação

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defendeu hoje que a política monetária deve às vezes elevar a taxa básica de juros da economia (Selic) para garantir a inflação na meta. "Muitas vezes é importante que se suba a taxa de juro para se manter a inflação na meta e, em consequência, garantir […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defendeu hoje que a política monetária deve às vezes elevar a taxa básica de juros da economia (Selic) para garantir a inflação na meta. "Muitas vezes é importante que se suba a taxa de juro para se manter a inflação na meta e, em consequência, garantir a trajetória de longo prazo de queda dos juros", afirmou, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

A afirmação de Meirelles foi feita logo após a apresentação de um gráfico aos senadores que mostra a queda da taxa Selic em uma perspectiva de médio e longo prazo. "Muitas vezes, as pessoas se confundem porque determinado movimento de alta da Selic é entendido como uma reversão dos ganhos da redução do juros já absorvidos pela economia. Mas isso é parte de um processo normal que tem ciclos de aperto monetário e flexibilização. Isso é que garante a queda continuada dos juros no longo prazo."

Leia mais sobre juros.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesJurosHenrique MeirellesExecutivos brasileirosPolítica monetária

Mais de Economia

Com manutenção da Selic, Brasil segue com 2º maior juro real do mundo

BC mantém a Selic em 15% ao ano na última reunião de 2025

Petroleiros da Petrobras aprovam greve a partir de segunda-feira

Qual será o valor do salário mínimo em 2026?