Economia

Medida sobre IOF ajuda empresas a adequar fluxo de caixa

Governo quer abrir um pouco mais de espaço para que empresas e instituições financeiras possas adequar melhor seu fluxo de caixa interno


	IOF: o secretário da Fazenda negou que o governo tenha errado quando aumentou, no passado, o número de dias
 (SXC.hu)

IOF: o secretário da Fazenda negou que o governo tenha errado quando aumentou, no passado, o número de dias (SXC.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2012 às 09h46.

Brasília - O secretário-executivo-adjunto do Ministério da Fazenda, Diogo Oliveira, disse nesta quarta-feira que o governo reduziu o prazo de incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para operações de financiamento externo com o objetivo de abrir um pouco mais de espaço para que empresas e instituições financeiras possas adequar melhor seu fluxo de caixa interno em relação a captações externas.

O secretário negou que o governo tenha errado quando aumentou, no passado, o número de dias. "A conjuntura mudou. Há mais aperto hoje no fluxo de caixa das empresas por causa da conjuntura global e interna, então, o governo decidiu fazer esse alívio", disse.

Diogo lembrou que, junto com essa decisão da Fazenda, o Banco Central também reduziu o prazo para a antecipação de exportações e admitiu que as decisões foram casadas. "São duas medidas voltadas para a redução do custo financeiro das empresas brasileiras. Segundo o secretário, essas ações estão mais relacionadas ao fluxo de caixa das companhias do que ao câmbio.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaImpostosLeãoMinistério da FazendaIOF

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro