Economia

Mediador diz que Argentina cairá iminentemente em default

Daniel Pollack, mediador do caso da dívida argentina, disse que não foi alcançado um acordo

Manifestação em Buenos Aires contra a justiça americana em disputa contra a Argentina (Marcos Brindicci/Reuters)

Manifestação em Buenos Aires contra a justiça americana em disputa contra a Argentina (Marcos Brindicci/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 20h10.

O mediador do caso da dívida argentina disse em comunicado que não foi alcançado um acordo nesta quarta-feira e que a "República da Argentina cairá iminentemente em default".

No comunicado, o mediador Daniel Pollack, apontado por uma corte norte-americana, disse que o default "não é uma mera condição 'técnica', mas um evento real e doloroso que prejudica pessoas reais", inclusive cidadãos argentinos, detentores dos bônus reestruturados e os investidores holdouts.

A Argentina tem lutado com os detentores de bônus que não aceitaram a reestruturação da dívida, os chamados holdouts, que demandam o pagamento total dos títulos, após o país entrar em default em 2002.

"O cidadão argentino comum será a vítima real e última", disse ele em um comunicado.

"Todas as consequências do default não são previsíveis, mas certamente não são positivas."

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaDívida públicaEndividamento de paísesCalote

Mais de Economia

Ata do Copom: BC sinaliza necessidade de juros mais altos por mais tempo

Brasil terá duas novas companhias aéreas estrangeiras após Anac aprovar operação de voos

Mercado aumenta expectativa e projeta Selic em 14% em 2026