Guido Mantega: "Deveremos ter uma safra de grãos recorde neste ano e o desempenho do setor reflete bom resultado da produção industrial", destacou o ministro da Fazenda (Antônio Cruz/Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 30 de novembro de 2012 às 11h45.
São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira, ao comentar os resultados do PIB, que o crescimento de 0,6% no terceiro trimestre, na margem, foi puxado pelo setor agropecuário, que teve expansão de 2,5% na mesma base de comparação. "Deveremos ter uma safra de grãos recorde neste ano e o desempenho do setor reflete bom resultado da produção industrial", destacou.
Segundo Mantega, a produção industrial está em pleno processo de recuperação e a alta de 1,1% no terceiro trimestre ante os três meses anteriores seria melhor se não fosse a queda de 0,4% registrado pelo segmento extrativo mineral.
Para ele, a indústria de transformação "está ganhando velocidade e vai continuar nessa trajetória" nos próximos trimestres. O ministro destacou que o setor apresenta bom nível de recuperação, devido a medidas de estímulo adotadas pelo Poder Executivo, como as desonerações tributárias.
Mantega destacou que a indústria da construção civil também apresentou resultado positivo e está em plena retomada. "A surpresa do terceiro trimestre foi o desempenho de serviços, que responde por mais de 60% do PIB", comentou. E isso, segundo ele, foi um reflexo da redução dos spreads das operações financeiras, o que levou os bancos a reduzirem as concessões de crédito.