Economia

Mantega diz que está voltando a confiança no Brasil

Ministro disse que o clima de desconfiança em relação à economia brasileira verificada no fim do primeiro semestre já está sendo revertido


	Mantega: "não vamos chorar o leite derramado, vamos tocar em frente... o Brasil já apresenta resultados palpáveis", disse
 (Antonio Cruz/ABr)

Mantega: "não vamos chorar o leite derramado, vamos tocar em frente... o Brasil já apresenta resultados palpáveis", disse (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2013 às 22h22.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que o clima de desconfiança em relação à economia brasileira verificada no fim do primeiro semestre já está sendo revertido e que o país está preparado para enfrentar as turbulências dos mercados financeiros.

Na visão do ministro, a queda na confiança do empresariado e consumidor foi causada por vários fatores, como inflação mais alta no início do ano, mudança na política do banco central dos Estados Unidos, manifestações em junho e "malidicências de alguns descontentes".

"Não vamos chorar o leite derramado, vamos tocar em frente... o Brasil já apresenta resultados palpáveis, como a redução da inflação, a retomada do crescimento e o interesse dos investidores estrangeiros, tudo isso já começa a dissipar essa nuvem cinza que foi colocada sobre o nosso país", disse o ministro durante evento da revista IstoÉ Dinheiro, em São Paulo.

Mantega reiterou que não está havendo fuga de capitais do país e que as reservas internacionais e o grande mercado consumidor interno ajudam o Brasil a enfrentar a turbulência internacional.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraGuido MantegaMinistério da FazendaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos