Economia

Mantega discute possível corte de tributos para transporte

Entre as medidas em análise consta a redução da alíquota de 3,65 % do PIS/Cofins sobre óleo diesel, informou o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP)


	Mantega: a fim de tratar do tema com urgência, o Ministério da Fazenda alterou a agenda do ministro para avaliar a possibilidade de corte de tributos
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Mantega: a fim de tratar do tema com urgência, o Ministério da Fazenda alterou a agenda do ministro para avaliar a possibilidade de corte de tributos (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 16h48.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, analisará a possibilidade de corte de tributos federais incidentes nas operações de transporte coletivo urbano e entre as medidas em análise consta a redução da alíquota de 3,65 % do PIS/Cofins sobre óleo diesel, informou o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) nesta quarta-feira.

A redução de tributos federais para transporte coletivo urbano faz parte do projeto de lei em tramitação no Congresso que institui o regime especial de incentivo para o transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros.

Além de tributos federais, o projeto estabelece a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de caráter estadual, e do Imposto sobre Serviços (ISS), no âmbito municipal.

Diante da intensificação das manifestações populares em todo o Brasil pedindo melhores condições de transporte público e revogação do aumento das tarifas em várias capitais, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), anunciou nesta manhã uma ação articulada entre o Senado e a Câmara para agilizar a tramitação do projeto de lei.

Ficou acertado que se o projeto for votado terminativamente na CAE na próxima terça-feira, dia 25, a Câmara instalará imediatamente a comissão especial encarregada de examiná-lo.

A fim de tratar do tema com urgência, o Ministério da Fazenda alterou a agenda do ministro, incluindo o encontro com o senador Lindbergh e com o deputado Zarattini para avaliar a possibilidade de corte de tributos.

Os parlamentares disseram que há chances de o projeto de lei ser aprovado nas próximas semanas.

Acompanhe tudo sobre:Guido MantegaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosProtestosProtestos no BrasilTransporte público

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor