Economia

Macri e Mogherini querem ampliar relações de Mercosul e UE

Reunião entre o presidente argentino e a representante da União Europeia teve como objetivo fortalecer a cooperação entre a Argentina e o bloco europeu


	Mauricio Macri: Um dos principais temas pendentes entre UE e Mercosul é a concretização de um acordo de livre-comércio
 (Juan Mabromata / AFP)

Mauricio Macri: Um dos principais temas pendentes entre UE e Mercosul é a concretização de um acordo de livre-comércio (Juan Mabromata / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2016 às 15h39.

Buenos Aires - O presidente da Argentina, Mauricio Macri, recebeu nesta quarta-feira a alta representante da União Europeia (UE) para Relações Exteriores e Política de Segurança, Federica Mogherini, de visita oficial no país, com quem dialogou sobre a importância de ampliar os laços entre UE e Mercosul.

De acordo com fontes oficiais, a reunião, que aconteceu na residência presidencial Quinta de Olivos, na província de Buenos Aires, teve como objetivo fortalecer a cooperação entre a Argentina e o bloco europeu.

Um dos principais temas pendentes entre UE e Mercosul, bloco integrado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, é a concretização de um acordo de livre-comércio.

Tanto Macri como Mogherini analisaram também a possibilidade de coordenar ações em matéria de energia renovável e a alta representante europeia convidou o líder argentino para visitar a sede da UE, em Bruxelas.

Participaram do encontro o chefe de Gabinete argentino, Marcos Peña, e a chanceler, Susana Malcorra, assim como o chefe de Gabinete da UE, Stefano Manservisi.

Mogherini chegou hoje a Buenos Aires, foi recebida por Malcorra e depois cumpriu a tradição de deixar flores no monumento em homenagem ao general San Martín.

A agenda da diplomata em Buenos Aires inclui uma entrevista coletiva para detalhar os resultados da visita e reuniões com empresários e embaixadores europeus. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaComércioComércio exteriorEuropaMauricio MacriMercosulUnião Europeia

Mais de Economia

Com alíquota de 28%, Brasil pode ter o maior IVA do mundo; veja ranking

Reforma tributária: regulamentação na Câmara aumenta IVA para 28%, estima Ministério da Fazenda

Após falas sobre a Selic, Galípolo diz que foi "mal-interpretado"

Crise na indústria de aço faz China interromper expansão de usinas siderúrgicas

Mais na Exame