Economia

Lula se reúne com 2.000 prefeitos para discutir reformas

Depois dos governadores, chegou a vez de o presidente conversar com os prefeitos do país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se nesta terça-feira (11/3) com cerca de dois mil prefeitos para discutir as reformas tributária e previdenciária. O encontro faz parte da VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h56.

Depois dos governadores, chegou a vez de o presidente conversar com os prefeitos do país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se nesta terça-feira (11/3) com cerca de dois mil prefeitos para discutir as reformas tributária e previdenciária.

O encontro faz parte da VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios. Os ministros Ricardo Berzoini (Previdência) e Antônio Palocci (Fazenda), assim como o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro, também participarão do evento.

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, apresentam ao presidente as propostas que os ministros vão levar ao Encontro Nacional de Prefeitos, no Hotel Blue Tree Park, em Brasília.

"As propostas reafirmam o compromisso que o presidente assumiu na campanha, como a importância do município no Brasil, a necessidade de investimento em saneamento e habitação, até para gerar emprego, mesmo dentro da restrição orçamentária", disse o ministro. Dirceu explicou, ainda, que será feito um grande esforço nas áreas de saúde e educação para que a União, junto com o município, possa combater o analfabetismo, melhorar a qualidade da educação e fortalecer a saúde preventiva. As informações são da Agência Brasil.

Segundo Dirceu, a presença do presidente e de vários ministros na reunião com os prefeitos mostra a disposição do governo federal em dialogar com os municípios. "Os municípios participarão ativamente das reformas da Previdência e tributária, terão voz, serão ouvidos, estarão presentes. Essa é a determinação do presidente", afirmou.

Sobre as reformas tributária e Previdenciária o ministro afirmou que os projetos serão antecipados e que o presidente vai se reunir com os líderes da base governista em breve para acertar os últimos detalhes. " Nós vamos definir as reformas com a sociedade, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social mas, principalmente, com os líderes para encaminhar os projetos ao Congresso em breve, como o presidente determinou", disse Dirceu.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Roberto Ziulkoski, e o coordenador Geral da Frente Nacional de Prefeitos, Luiz Paulo Vellozo Lucas, falam sobre "Os Municípios e o Pacto Federativo". Às 14h, está prevista a palestra do ministro Tarso Genro, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, sobre Agendas de Reformas do Governo Federal. Às 15h, deve discursar o ministro da Previdência e Assistência Social, Ricardo Berzoini, falando sobre "O Papel dos Municípios no Pacto Federativo e a Reforma Tributária". Durante o encontro, que vai até quinta-feira (13), será lançado o portal CidadeCompras, para que as prefeituras façam licitações e compras pela Internet.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada